Detran notifica condutores sobre suspensão da CNH e aplicação de multas por infrações

O Detran-AC reforça que o pagamento da multa não isenta o condutor da suspensão do direito de dirigir, nos casos em que ambas as penalidades são aplicadas.

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) publicou nesta segunda-feira, 14, uma série de editais notificando condutores e proprietários de veículos sobre a aplicação de penalidades por infrações de trânsito registradas no estado. As medidas incluem a suspensão do direito de dirigir, aplicação de multas e prazos para apresentação de defesa administrativa.

De acordo com os editais nº 009/2025 e nº 013/2025, os motoristas que cometeram infrações consideradas gravíssimas estão sendo notificados sobre a penalidade de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com prazos variando de dois a doze meses, conforme o tipo e a gravidade da infração.

Os condutores citados devem entregar a CNH até o dia 13 de agosto de 2025, na sede do Detran em Rio Branco (Estrada Dias Martins, nº 894 – Jardim Primavera), ou em qualquer Ciretran do estado. Também é possível apresentar recurso junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) dentro do mesmo prazo.

Caso não apresentem recurso ou não entreguem a CNH até a data estipulada, os motoristas terão o documento bloqueado a partir do dia 28 de agosto, iniciando automaticamente o cumprimento da penalidade.

Outros editais, como o nº 020/2025, notificam proprietários de veículos sobre a aplicação de multas por infrações que não foram contestadas ou cujas defesas foram indeferidas. Os autos de infração, considerados regulares pelo órgão, geram multas que podem ser pagas com desconto de até 20%, se quitadas até a data de vencimento.

O Detran-AC reforça que o pagamento da multa não isenta o condutor da suspensão do direito de dirigir, nos casos em que ambas as penalidades são aplicadas.

Por Ac24horas 

Veja também

As duas instituições têm cinco dias para informar se vão acatar a recomendação. Caso contrário, o MPF poderá adotar medidas judiciais.
Os editais reforçam que os convocados devem ficar atentos ao prazo limite de entrega dos documentos, que vai até o dia 24 de julho.
Na ocasião, ele afirmou ter registrado um boletim de ocorrência.
Relatórios trimestrais serão usados para subsidiar decisões sobre a continuidade do regime.
No entanto, o reajuste da mandioca na Região Norte foi o que apresentou maior percentual de correção.
A remuneração varia conforme a titulação e a jornada de trabalho. Para 20 horas semanais, os salários vão de R$ 3.590,43 (graduação) a R$ 5.367,43 (doutorado).
A verificação também pode ser feita pelo portal Gov.br ou pelo telefone 158, com atendimento gratuito das 7h às 22h (de segunda a sábado), exceto feriados.
Zequinha relatou que os sintomas foram intensos, incluindo febre diária, dores no corpo, além da perda de olfato e paladar.
Não existem mais publicações para exibir.