Educação abre seleção de bolsistas para programa de alfabetização em cidades do Acre

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário entre os dias 18 a 31 de março.

Foto: Reprodução/TV TEM

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) tornou pública a terceira chamada para a seleção de alfabetizadores para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado nesta terça-feira (18) no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE). Somente para Rio Branco, são 30 vagas, sendo 20 na zona rural e 10 na zona urbana.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário entre os dias 18 a 31 de março. Um dos pré-requisitos, segundo a pasta, é que o candidato precisa ter certificado de conclusão de nível médio e experiência com alfabetização. 

De acordo com o documento, o objetivo é fazer atividades voluntarias de alfabetização para jovens, adultos e idosos nos 22 municípios da zona rural e urbana do estado do Acre. A chamada pública é para atuação voluntária que não geram um vinculo de emprego. 

A atuação do professor(a) alfabetizador(a) com carga horaria de 20 horas está prevista para o período de 12 meses, entre os anos de 2025 e 2026, com a meta de consolidar o processo de alfabetização em alunos a partir de 15 anos.

A seleção dos candidatos se dá por meio de uma etapa única: análise curricular e análise da turma apresentada. Além disso, conforme o edital, os alfabetizadores poderão receber uma bolsa no valor de R$ 1,2 mil.

Quadro de vagas 

MunicípioQuantidade de turmas zona ruralQuantidade de turmas zona urbana
Acrelândia12
Assis Brasil12
Brasiléia12
Bujari15
Capixaba37
Cruzeiro do Sul25
Epitaciolândia12
Feijó25
Jordão14
Mâncio Lima510
Manoel Urbano12
Marechal Thaumaturgo12
Plácido de Castro12
Porto Acre12
Porto Walter25
Rio Branco2010
Rodrigues Alves25
Santa Rosa do Purus12
Senador Guiomard12
Sena Madureira25
Tarauacá510
Xapuri12

Acre lidera analfabetismo

O Acre registrou, em 2022, a maior taxa de analfabetismo da região Norte entre pessoas de 15 anos ou mais: 12,1%. Isto é o que destaca os dados do Censo Demográfico 2022, a taxa atual corresponde ao quantitativo de 73.835 pessoas que não sabem ler nem escrever.

Desde a última pesquisa, houve o aumento de 3,1%, já que a taxa de 2010 era de 9%. O número de analfabetos se aproxima ao Censo de 2000, que foi de 14%. Essas e outras informações fazem parte da divulgação do Censo sobre Alfabetização – Resultados do Universo.

Na capital Rio Branco, o número de pessoas não-alfabetizadas são de 19.495, o que corresponde a 6,96%. Dentre os 22 municípios, Marechal Thaumaturgo teve o maior percentual: 22,83%. Em seguida, vem Feijó (22,65%) e Santa Rosa do Purus (22,6%).

Por G1 Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

De acordo com Gonzaga, a visita serviu para acompanhar de perto as condições que estão sendo oferecidas pela prefeitura às famílias desabrigadas e para levar apoio do Legislativo aos acreanos
Influenciadora contou que o marido mal ver o dinheiro entrar na conta, e já gasta toda a quantia
As propostas devem ser submetidas até 10 de junho.
Caso o candidato não possa comparecer pessoalmente, a matrícula pode ser realizada por um representante, desde que ele apresente uma procuração assinada.
O alerta tem início às 10h desta quinta-feira, 20, e se estende até as 10h de sexta-feira (21).
Os convocados devem comparecer à sede da secretaria, localizada na Rua Madre Adelgundes Becker, no bairro Miritizal, nos dias 20, 21 e 24 de março, das 8h às 12h.
A dupla invadiu o estabelecimento e rendeu os funcionários utilizando uma arma de fogo e um facão.
A iniciativa é um pedido direto do deputado Nicolau Júnior(PP) e do prefeito Zé Luiz(PP), que têm se mobilizado para reduzir a fila de espera por cirurgias na região do
Não existem mais publicações para exibir.