Estudo relaciona exposição a telas digitais a maior risco de miopia

Cientistas concluem que risco de adquirir miopia cresce 21% a partir da primeira hora de uso diário de telas.

Foto: Getty Images

Passar uma hora a mais por dia em telas digitais está associado a um aumento de 21% na probabilidade de ter miopia, em relação à primeira hora, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores coreanos e publicado na revista médica americana Jama Network Open.

Os autores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de 45 estudos publicados envolvendo 335.524 crianças e adolescentes com idades entre 2 e 19 anos (idade média 9,3 anos).

A prevalência da miopia está aumentando e, de acordo com o estudo, a expectativa é que até 2050 quase metade da população mundial apresentará essa deficiência visual. Os pesquisadores concluíram que o risco “aumentou significativamente com tempo de tela diário de uma a quatro horas, com um incremento mais gradual a partir daí”.

Especificamente, um aumento diário de uma hora no tempo de tela digital foi associado a uma alta de 21% de probabilidade de miopia, e os dados indicam que haveria “um limite de segurança potencial de menos de uma hora de exposição diária”.

Abordagem limitada
De acordo com a equipe, esses resultados podem fornecer orientação a médicos e pesquisadores sobre o risco de miopia. Contudo, de acordo com o pesquisador espanhol Sergio Recalde, da Universidade de Navarra, que não participou do estudo, este estabelece uma associação entre a exposição a telas digitais e o risco de desenvolver miopia, mas é “inconclusivo em termos de causalidade”.

Ele avalia que a análise é “cientificamente sólida”, mas limitada em seu foco, pois se concentra apenas na exposição à tela, sem considerar outros fatores importantes, como atividade ao ar livre e exposição à luz solar, comentou Recalde ao Science Media Centre, uma plataforma de recursos científicos para jornalistas.

A relação entre as telas e a miopia, segundo o especialista, “parece real, mas sem incluir a atividade ao ar livre e outros fatores importantes (genéticos, distância das telas, hora do dia, por exemplo), os resultados devem ser interpretados com cautela”, concluiu o pesquisador.

Por: Metrópoles

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.