Festival Atsa Puyanawa chega à sétima edição com programação cultural e espiritual na floresta amazônica

O Festival Atsa Puyanawa tem se consolidado como um espaço de intercâmbio cultural, espiritual e de fortalecimento da tradição indígena no Acre.

A sétima edição do Festival Atsa Puyanawa será realizada de 18 a 23 de julho, nas aldeias Barão e Ipiranga, localizadas no município de Mâncio Lima, no Acre. O evento reúne práticas culturais, espirituais e tradicionais do povo indígena Puyanawa, promovendo uma imersão na floresta amazônica.

Organizado pela Associação Agroextrativista do Barão e do Ipiranga, o festival é voltado a visitantes de diversas partes do Brasil e do exterior. Durante cinco dias, os participantes poderão vivenciar cerimônias espirituais, rituais com o chá ayahuasca, banhos medicinais em igarapés e apresentações de músicas e danças tradicionais.

A mandioca, conhecida pelo povo como “Atsa”, é um dos principais símbolos da celebração. Para os Puyanawa, a raiz representa uma importante fonte de renda e energia espiritual, sendo tratada com respeito e gratidão.

O cacique Joel Ferreira Lima Puyanawa relembra que os Jogos Olímpicos Indígenas de 2008 marcaram um momento importante para o fortalecimento da identidade cultural do povo Puyanawa, incentivando o conhecimento e a valorização de seus próprios saberes.

As Terras Indígenas Puyanawa abrangem uma área de 24 mil hectares e abrigam cerca de 750 pessoas. Durante o festival, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto as práticas milenares do povo do Sapo, como é conhecido o grupo, além de explorar a floresta e seus elementos naturais utilizados na medicina tradicional.

O Festival Atsa Puyanawa tem se consolidado como um espaço de intercâmbio cultural, espiritual e de fortalecimento da tradição indígena no Acre.

jurua24horas

Veja também

A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Os demais passageiros não se feriram.
A secretária Janaina Terças destacou que a proposta é construir, em conjunto com a comunidade, uma programação que valorize a história, a cultura, a produção local e o protagonismo dos
Já no sábado (12), às 8h30, ela comanda um grande evento do partido no Ginásio do Sesc, na capital acreana.
A Viver Ciência é uma forma de mostrar como a educação, a ciência e a arte podem transformar vidas. Nossos alunos se dedicaram intensamente, e tenho certeza de que será
Os interessados têm até o dia 18 de julho para se inscrever.
Não existem mais publicações para exibir.