Festival Atsa Puyanawa chega à sétima edição com programação cultural e espiritual na floresta amazônica

O Festival Atsa Puyanawa tem se consolidado como um espaço de intercâmbio cultural, espiritual e de fortalecimento da tradição indígena no Acre.

A sétima edição do Festival Atsa Puyanawa será realizada de 18 a 23 de julho, nas aldeias Barão e Ipiranga, localizadas no município de Mâncio Lima, no Acre. O evento reúne práticas culturais, espirituais e tradicionais do povo indígena Puyanawa, promovendo uma imersão na floresta amazônica.

Organizado pela Associação Agroextrativista do Barão e do Ipiranga, o festival é voltado a visitantes de diversas partes do Brasil e do exterior. Durante cinco dias, os participantes poderão vivenciar cerimônias espirituais, rituais com o chá ayahuasca, banhos medicinais em igarapés e apresentações de músicas e danças tradicionais.

A mandioca, conhecida pelo povo como “Atsa”, é um dos principais símbolos da celebração. Para os Puyanawa, a raiz representa uma importante fonte de renda e energia espiritual, sendo tratada com respeito e gratidão.

O cacique Joel Ferreira Lima Puyanawa relembra que os Jogos Olímpicos Indígenas de 2008 marcaram um momento importante para o fortalecimento da identidade cultural do povo Puyanawa, incentivando o conhecimento e a valorização de seus próprios saberes.

As Terras Indígenas Puyanawa abrangem uma área de 24 mil hectares e abrigam cerca de 750 pessoas. Durante o festival, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto as práticas milenares do povo do Sapo, como é conhecido o grupo, além de explorar a floresta e seus elementos naturais utilizados na medicina tradicional.

O Festival Atsa Puyanawa tem se consolidado como um espaço de intercâmbio cultural, espiritual e de fortalecimento da tradição indígena no Acre.

jurua24horas

Veja também

Chico precisa de um local onde possa receber amor, atenção e cuidados especiais, algo que nunca teve de forma digna.

O estado do Acre foi contemplado com 110 vagas no Projeto Nós na Rede, iniciativa do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad), do Ministério da Saúde, em

A fase final dos Jogos Escolares 2025 será concluída com o torneio de vôlei de praia, encerrando mais uma edição marcada pela participação ativa das escolas e pelo incentivo ao
O grupo pede que sejam adotadas medidas urgentes para tornar o retorno dos pacientes mais ágil e humanizado, garantindo respeito ao processo de recuperação e à dignidade das pessoas atendidas
O registro foi feito instantes antes dos enfermeiros acionarem o “código azul”, protocolo utilizado em casos de parada cardiorrespiratória.
Os dados mostram que, na Comunidade Santa Luzia, foram mecanizados 43 hectares; no Ramal 3, 49 hectares; e na estrada 307, foram 76 hectares.
A orientação é que os banhistas levem protetor solar, chapéu ou boné e bastante água para enfrentar o calor com segurança. A noite promete ser mais amena, com temperaturas mais
Apesar da movimentação de veículos e pedestres, o casal não demonstrou constrangimento e continuou o ato como se estivesse em ambiente privado.
Não existem mais publicações para exibir.