Filho de prefeito no Acre denuncia o próprio pai por suposta compra de voto nas eleições

A denúncia foi formalizada em cartório, relatando o que seria um esquema de compra de votos que envolveria, além do prefeito, vereadores e a vice-prefeita Maria Aparecida.

Foto: Val Fernandes

Wemerson Gomes de Lima, filho do prefeito de Bujari, João Edvaldo Teles de Lima (PDT), mais conhecido como Padeiro, denunciou o próprio pai por uma suposta compra de votos durante as eleições que se desenrolaram no ano de 2020.

A denúncia foi formalizada em cartório, relatando o que seria um esquema de compra de votos que envolveria, além do prefeito, vereadores e a vice-prefeita Maria Aparecida.

No documento, afirma-se que diversos eleitores teriam sido convencidos por meio de promessas de benefícios futuros em troca do apoio nas urnas. Testemunhas também relataram casos de chantagem e coação. As denúncias vieram à tona por meio de uma publicação do site O Palaciano.

A Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal foram acionados para investigar o caso.

O diretório municipal do União Brasil em Bujari e a coligação “Oportunidades e Respeito para Todos” — formada por União Brasil, Republicanos, MDB, Federação PSDB-Cidadania e PSD — também foram notificados.

Segundo o presidente do MDB em Bujari, Jairo Pinheiro, familiares de Wemerson teriam tentado fazê-lo desistir da acusação. No entanto, o documento segue registrado em cartório, com firma reconhecida, e portanto, é válido juridicamente.

“Ele registrou a denúncia em cartório com firma reconhecida. No decorrer do processo, a mãe e a família tentaram contornar a situação, mas o documento está assinado. O juiz da zona eleitoral vai chamá-lo para confirmar ou não o que declarou. Se ele voltar atrás, pode se complicar ainda mais”, afirmou Pinheiro ao Palaciano.

Caso a chapa vencedora das eleições venha a ser cassada, o segundo colocado no pleito deverá assumir o cargo de prefeito. Nesse cenário, quem assumiria seria Michel Marques, do União Brasil.

Por Contilnet 

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.