O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), participou, nesta terça-feira, 29, da solenidade de formalização da Federação União Progressista — formada entre os partidos Progressistas e União Brasil — e anunciou que a vice-governadora Mailza Assis será a pré-candidata da aliança ao governo do Estado nas eleições de 2026.
“A União Progressistas e União Brasil, como já tenho dito por várias vezes, mas infelizmente alguns não acreditaram, ficará sob o nosso comando no Acre e tem como pré-candidata ao governo minha vice-governadora Mailza”, escreveu Cameli, em postagem nas redes sociais, ao lado de lideranças nacionais como Ciro Nogueira (PP), Antônio Rueda (UB), Davi Alcolumbre (UB) e da própria Mailza.
Segundo o governador, a união entre as duas siglas representa a maior força partidária do país e vai além de um bloco parlamentar. “A nova federação, que reunirá União Brasil e Progressistas, será muito mais que um sólido bloco. A aliança, costurada com muito diálogo e confiança, fortalece nossa força e determinação de seguirmos avançando nas conquistas regionais.”

A solenidade de lançamento ocorreu em Brasília e contou com a presença de lideranças nacionais e estaduais das duas legendas.
A federação entre PP e UB nasce com 109 deputados federais e 14 senadores, o que a torna a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado.
No Acre, a aliança desbanca o PDT como maior força da Assembleia Legislativa (Aleac), com cinco parlamentares, e forma uma superbancada de nove vereadores na Câmara Municipal de Rio Branco.
A união, porém, deve acirrar ainda mais a disputa interna entre os dois pré-candidatos ao governo do Estado. De um lado, Mailza Assis, vice-governadora, é considerada a sucessora natural de Gladson Camelí. Do outro, o senador Alan Rick (UB), que lidera pesquisas de intenção de voto e também trabalha para viabilizar seu nome na corrida pelo Palácio Rio Branco.
A disputa já provocou um rompimento político entre Rick e Cameli, no início do ano, quando o governador exonerou a mãe, a irmã e dois aliados próximos do senador da estrutura do governo estadual.
Na postagem, Cameli também agradeceu aos presidentes nacionais dos partidos por confiarem a ele a liderança da nova federação no Acre.
A GAZETA DO ACRE