Governo Federal inclui Marechal Thaumaturgo no programa AmpliAR para melhorias em aeroportos regionais

No Amazonas, o programa vai beneficiar diretamente 19 aeródromos, localizados em áreas de difícil acesso e com infraestrutura deficiente.

Gestores e representantes de concessionárias têm até 15 de janeiro de 2025 para participar da consulta pública sobre o AmpliAR, programa do Ministério de Portos e Aeroportos destinado a atrair investimentos privados para aeroportos regionais. A consulta, aberta em 17 de outubro, busca contribuições sobre o modelo e os investimentos previstos para cada aeroporto, com foco em melhorar a conectividade e a infraestrutura de terminais em regiões remotas.

No Amazonas, o programa vai beneficiar diretamente 19 aeródromos, localizados em áreas de difícil acesso e com infraestrutura deficiente. A primeira fase do AmpliAR, que prioriza aeroportos na Amazônia Legal, contempla terminais como Marechal Thaumaturgo, Tarauacá no Acre e Carauari e Eirunepé no Amazonas, além de outros no interior do estado, como Lábrea, São Paulo de Olivença e São Gabriel da Cachoeira. O objetivo é melhorar a conectividade da região, frequentemente isolada devido às dificuldades de transporte.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que o modelo do AmpliAR permitirá que concessionárias assumam a gestão de aeroportos deficitários por meio de um processo competitivo simplificado. O programa busca impulsionar investimentos privados que podem gerar mais de R$ 5 bilhões, beneficiando diretamente 50 aeródromos na Amazônia e no Nordeste.

A expectativa é que o leilão para a gestão dos blocos de aeroportos ocorra no primeiro semestre de 2025.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A situação chegou a um ponto crítico quando uma senhora desmaiou devido ao calor e à longa espera, evidenciando a falta de estrutura mínima para receber a população, principalmente idosos
Em um relato emocionante, o militar compartilhou os momentos de tensão vividos durante a ocorrência e destacou o compromisso dos bombeiros com a missão de salvar vidas, mesmo diante do
A ferramenta começou a funcionar com o disparo de mais de mil mensagens em todo o Brasil no primeiro dia de operação.
Conforme os registros, no ano de 2024 foram contabilizados 74 homicídios dolosos – quando uma pessoa mata outra com intenção ou assumindo o risco de causar a morte -, na
A segunda parcela sairá junto com o calendário de maio, que vai de 26 de maio a 6 de junho.
Não há informações sobre atrasos no atendimento à ocorrência que a equipe atendia.
Para Edson, a nova bicicleta representa não apenas agilidade, mas dignidade e esperança.
A iniciativa de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), teve como relator o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Não existem mais publicações para exibir.