Governo prorroga bloqueio sanitário para conter a praga do cacau 

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou nesta quinta-feira (1), no Diário Oficial da União, uma portaria que prorroga o prazo de vigência da emergência fitossanitária editada pela última vez

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou nesta quinta-feira (1), no Diário Oficial da União, uma portaria que prorroga o prazo de vigência da emergência fitossanitária editada pela última vez em 4 de agosto de 2023. A portaria é relativa ao risco iminente da introdução da praga quarentenária Moniliophthora roreri nos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia. 

A doença também é conhecida como Monilíase do Cacaueiro e no Brasil foi detectada inicialmente em pés de cupuaçu no Vale do Juruá. A portaria entra em vigência dia 5 de agosto.

Dessa forma, o governo federal informou no mês passado que está ampliado o prazo do bloqueio para conter o avanço da praga do cacau no Acre e outros Estados. A portaria inclui o Estado do Pará no bloqueio.

No artigo 2o da portaria, afirma que: “Fica incluído o Estado do Pará na condição de emergência fitossanitária relativa ao risco iminente de introdução da praga quarentenária Monilophthora roreri”. 

A monilíase é uma doença devastadora que afeta plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), o que causa perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga.

Por  Redação jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em cada local, Pablo fez questão de ouvir, dialogar e reafirmar seu compromisso com a destinação de emendas parlamentares para fortalecer essas iniciativas que, segundo ele, transformam vidas.
Eré também destacou figuras pouco conhecidas, mas de grande importância para a história do Acre
A ação teve como objetivo fortalecer a segurança local, tanto para os próprios moradores quanto para os turistas que visitam uma das regiões mais belas e isoladas do Acre.
O senador afirmou que os recursos deveriam ser destinados a produtores rurais da região, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Moradores relatam encontrar os caramujos em quintais, jardins e até dentro de residências, especialmente após períodos de chuva.
Dei uma volta por aí e vi que é a terra da ladeira, né? Aqui tem muita ladeira, achei muito massa!”, disse Alanzim.
Para avançar, fontes do governo explicaram à CNN que isso só será possível com uma nova gestão à frente do INSS, que terá uma série de providências administrativas a serem
O CREAS esclarece ainda que já foi sugerida a internação em hospital ou clínica terapêutica, mas Tomás recusou o tratamento até o momento.
Não existem mais publicações para exibir.