Governo prorroga bloqueio sanitário para conter a praga do cacau 

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou nesta quinta-feira (1), no Diário Oficial da União, uma portaria que prorroga o prazo de vigência da emergência fitossanitária editada pela última vez

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou nesta quinta-feira (1), no Diário Oficial da União, uma portaria que prorroga o prazo de vigência da emergência fitossanitária editada pela última vez em 4 de agosto de 2023. A portaria é relativa ao risco iminente da introdução da praga quarentenária Moniliophthora roreri nos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia. 

A doença também é conhecida como Monilíase do Cacaueiro e no Brasil foi detectada inicialmente em pés de cupuaçu no Vale do Juruá. A portaria entra em vigência dia 5 de agosto.

Dessa forma, o governo federal informou no mês passado que está ampliado o prazo do bloqueio para conter o avanço da praga do cacau no Acre e outros Estados. A portaria inclui o Estado do Pará no bloqueio.

No artigo 2o da portaria, afirma que: “Fica incluído o Estado do Pará na condição de emergência fitossanitária relativa ao risco iminente de introdução da praga quarentenária Monilophthora roreri”. 

A monilíase é uma doença devastadora que afeta plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), o que causa perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga.

Por  Redação jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Municípios menores também terão acesso aos recursos. Santa Rosa do Purus receberá R$ 59.162,40, e Assis Brasil, R$ 71.280,00.
A polícia conseguiu conter o agressor, e ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil.
Até o momento, ninguém foi preso.
Natural de Marechal Thaumaturgo, Ivoneis chegou a Cruzeiro do Sul em busca de uma vida melhor para ela e os cinco filhos.
O evento acontece de 1º a 6 de julho, no estacionamento da Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
Na noite de domingo (22), o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu afirmou que os EUA haviam “causado danos severos” a Fordow em seus ataques.
De acordo com o MPF, o objetivo é realizar um levantamento detalhado junto à Equipe Federal do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), que opera no Acre.
Nova frente fria deve derrubar temperaturas no Acre nesta semana.
Não existem mais publicações para exibir.