Governo prorroga bloqueio sanitário para conter a praga do cacau 

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou nesta quinta-feira (1), no Diário Oficial da União, uma portaria que prorroga o prazo de vigência da emergência fitossanitária editada pela última vez

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou nesta quinta-feira (1), no Diário Oficial da União, uma portaria que prorroga o prazo de vigência da emergência fitossanitária editada pela última vez em 4 de agosto de 2023. A portaria é relativa ao risco iminente da introdução da praga quarentenária Moniliophthora roreri nos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia. 

A doença também é conhecida como Monilíase do Cacaueiro e no Brasil foi detectada inicialmente em pés de cupuaçu no Vale do Juruá. A portaria entra em vigência dia 5 de agosto.

Dessa forma, o governo federal informou no mês passado que está ampliado o prazo do bloqueio para conter o avanço da praga do cacau no Acre e outros Estados. A portaria inclui o Estado do Pará no bloqueio.

No artigo 2o da portaria, afirma que: “Fica incluído o Estado do Pará na condição de emergência fitossanitária relativa ao risco iminente de introdução da praga quarentenária Monilophthora roreri”. 

A monilíase é uma doença devastadora que afeta plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), o que causa perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga.

Por  Redação jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Bolsa sobe 1,46% e atinge nível mais alto desde outubro.
O MPAC já solicitou informações à equipe do hospital para entender os procedimentos adotados e verificar se a paciente recebeu o atendimento necessário.
Até o momento, 45% do município já foi afetado pelas águas.
Mais da metade dos produtos e serviços monitorados pelo IBGE na capital acreana registraram subida nos preços.
O Morhan reforça o convite a todos os interessados para participarem desse encontro e ficarem informados sobre seus direitos e os trâmites do processo.
Pequeno Ícaro é admirador do Corpo de Bombeiros e batizou um dos brinquedos de Josadac, nome do comandante dos bombeiros no Juruá.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Acre, Renata Quiles, as doses estão distribuídas em todos os municípios e o estado está abastecido para receber a demanda.
Decisão atendeu recurso do MPAC, que comprovou crime no contexto de violência doméstica.
Não existem mais publicações para exibir.