Ifac abre 400 vagas gratuitas em cursos EaD de qualificação para os 22 municípios do Acre

As inscrições são feitas de forma gratuita e exclusivamente on-line, por meio do formulário eletrônico.

Está em busca de qualificação gratuita e com certificado? O Instituto Federal do Acre (Ifac) lançou, nesta quarta-feira, 9, uma nova oportunidade para quem quer se capacitar sem sair de casa: estão abertas 400 vagas em cursos de qualificação profissional à distância para moradores dos 22 municípios do estado. Os cursos são gratuitos, com duração média de quatro meses, e estão voltados para as áreas de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos.

As inscrições vão até o dia 20 de julho e são voltadas, preferencialmente, para servidores públicos municipais e estaduais, mas também podem ser preenchidas por candidatos da comunidade geral, caso haja vagas remanescentes.

Distribuição das vagas

As 400 vagas estão organizadas da seguinte forma:

  • 200 para Assistente Administrativo
  • 200 para Assistente de Recursos Humanos

Os maiores quantitativos foram destinados a municípios como:

  • Sena Madureira: 68 vagas
  • Cruzeiro do Sul: 58 vagas
  • Rio Branco: 56 vagas
  • Tarauacá: 30 vagas

Já municípios menores, como Jordão, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, terão de 8 a 10 vagas cada. A distribuição respeita a política de ações afirmativas, com 70% das vagas para ampla concorrência, 25% para candidatos(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas (PPI) e 5% para pessoas com deficiência (PcD).

As inscrições são feitas de forma gratuita e exclusivamente on-line, por meio do formulário eletrônico. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) pode escolher concorrer a um ou ambos os cursos. Porém, se for aprovado(a) nos dois, deverá optar por apenas um.

Calendário

  • Inscrições: até 20/07/2025
  • Resultado preliminar: até 25/07/2025
  • Período de recursos e análise: conforme cronograma do edital
  • Resultado final: previsto para o início de agosto

Por Assessoria 

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.