Indígena transforma floresta em “farmácia viva” no Acre

Francisquin é o criador da empresa Alquimia da Floresta, com foco na sustentabilidade, costumes e ciência.

Foto: Kennedy Santos

Na mais recente parada do projeto “Eu e Minha Cidade”, o videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, chegou à cidade de Rodrigues Alves, no interior do Acre, para conhecer uma figura singular: Francisquin, um indígena do povo Puyanawa que decidiu transformar o quintal de casa em uma floresta viva, com milhares de árvores, e também em uma verdadeira farmácia natural.

Conhecido por receber visitantes ilustres em sua comunidade, onde também existe um templo do Daime, Francisquin compartilhou com Kennedy as raízes de seu trabalho. A partir da sabedoria tradicional do seu povo e de experiências vividas na floresta, ele desenvolve pesquisas com plantas medicinais, focando em tratamentos naturais. “É a minha farmácia”, disse ele, apontando com orgulho para Ipês e outras espécies cuidadosamente plantadas por suas próprias mãos.

Francisquin é o criador da empresa Alquimia da Floresta, com foco na sustentabilidade, costumes e ciência. Ao apresentar seu laboratório artesanal, instalado no meio da mata, ele detalhou os métodos usados nas pesquisas.

O espaço é multicolorido, repleto de prateleiras com frascos de diferentes tamanhos, todos contendo extratos, óleos e compostos naturais que já demonstraram resultados comprovadamente eficazes.

A visita de Kennedy Santos ao local se transformou em um vídeo que mostra que é possível viver harmoniosamente na floresta e tirar dela o sustento sem devastar.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dentre os números, 17 crianças estão internadas com síndromes respiratórias agudas graves na UTI pediátrica e 50 ocupam os leitos clínicos. Médica explica sintomas e formas de prevenção.

De quinta-feira, 17, a segunda-feira, 21, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) funcionará apenas em regime de plantão, em razão dos feriados da Semana Santa e Dia de

Um agricultor identificado apenas pela inicial A, de 47 anos, foi preso nesta quarta-feira, 16, pela Polícia Civil, no Ramal do Batoque, em Mâncio Lima, acusado de estuprar a sobrinha,

A iniciativa foi recebida com alegria pelos servidores, que agradeceram o carinho e a lembrança antecipada da data, que simboliza o renascimento e a união.
O laudo final será fundamental para subsidiar as autoridades competentes e também contribuir com ações de prevenção para evitar novos casos semelhantes.
Estrada que liga os municípios de Guajará (AM) e Cruzeiro do Sul (AC), nas proximidades da entrada da estrada do Gama.
Agentes empresariais visitam MEI’s, ME e EPP para identificar pontos de melhoria e propor soluções
Durante a ação, Jeferson resistiu à prisão e entrou em confronto físico com os policiais.
Não existem mais publicações para exibir.