Após o atleta Enoque Kennedy Ferreira se tornar tricampeão na modalidade esportiva Sanda, mais conhecida como boxe chinês, na categoria Adulto Masculino 85 kg e número 1 do ranking nacional, mais dois atletas se levantam para representar o Acre. Os jovens Rafael Melo, de 14 anos, e Lukas Souza, de 15, viajam para Campinas (SP), para disputar uma vaga na na Seleção Acreana de Kung Fu Wushu.
Para a etapa classificatória, os jovens viajam neste final de semana para os treinos, agendados para os dias 22 e 23, no Ginásio Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Eles contaram com o apoio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer do Acre (Seel), que garantiu as passagens aéreas.
O atleta Rafael já é campeão na categoria infantil até 56 quilos, agora vai disputar uma vaga na categoria juvenil até 60 kg. Enquanto isso, Luciano, que garantiu o vice-campeonato no ano passado, vai disputar uma vaga para representar o Acre na categoria juvenil até 70 kg.
O potencial do Acre
O presidente da Federação Acreana de Kung Fu Wushu e técnico da seleção acreana, Adgeferson Diniz, relata a expectativa de conseguir colocar mais dois atletas acreanos na Seleção Brasileira.
“Estamos na torcida para que eles consigam as vagas e se mantenham na seleção. O Enoque já é o número um no ranking nacional nesta modalidade e a nossa expectativa é conseguir colocar mais um atleta no Acre na Seleção Brasileira. Agradecemos o apoio do secretário de Esportes, Ney Amorim, que está cedendo as passagens para que nossos atletas possam representar o estado e brigar por vaga na seleção brasileira”,
O secretário Ney Amorim explica que a Secretaria do Estado de Esporte e Lazer (SEEL) passa por uma reestruturação. Assim, desde que foi desmembrada da Secretaria de Educação a SEEL demanda ajustes.
“A forma que melhor conseguimos apoiar os atletas foi pela aquisição de passagens aéreas. Já aconteceu de conseguirmos apoiar com hospedagem e material para treino também, mas nosso objetivo é realizar o planejamento e execução da Secretaria de Esportes e Lazer, de forma que possamos fazer dela a casa dos atletas acreanos, apoiando-os da forma que precisarem”, afirma.
Ao ser questionado sobre o Acre ter atletas em competições importantes que elevam o nome do estado nacionalmente, o secretário afirma que além de representar o estado, eles incentivam os jovens de periferia a lutarem pelos seus sonhos.
“Ver o potencial e o talento esportivo dos atletas acreanos abraçando nossa bandeira não apenas Brasil afora, mas no mundo, faz aquelas crianças e adolescentes de periferia, como eu fui um dia, sentirem que podem alcançar seu sonho, se acreditarem e se dedicarem a isso, sendo muitas vezes essa a oportunidade de sair do estado de vulnerabilidade em que se encontram. É bom também para que a sociedade acreana se sinta representada no país.”
Fortalecimento da modalidade
A Federação Acreana de Kung Fu (FAKF) promove neste sábado, 22, no Centro de Treinamento ADG Pitibull, localizado na Rua Cícero Leão de paiva ,332, no bairro loteamento Isaura Parente, Rio Branco, Acre (CEP: 69900070), a partir das 14h, a avaliação dos instrutores da arte marcial. O evento vai formar 15 novos profissionais, que vão ampliar e fortalecer a prática do Sanda no Acre.
Após o exame de graduação, a cerimônia de entrega dos diplomas aos instrutores será realizada no auditório do Colégio Armando Nogueira, em Rio Branco, a partir das 19h.
Ambos os eventos são abertos ao público e às famílias que quiserem prestigiar. Os novos preceptores habilitados atuam nas cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Sena Madureira e Brasiléia. “Estamos muito felizes em continuar o crescimento do Kung Fu no Acre e fortalecer a prática do Sanda”, completa o presidente Adgeferson Diniz.
Informações de Juruá em Tempo.
Redação Juruá24horas
Foto: Marcos Vicentti/Secom