Lula critica greve federal de professores e técnicos: ‘Não há razão para durar o que está durando’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento, no Palácio do Planalto, DF, nesta segunda-feira, 10, a respeito da greve federal dos professores e servidores técnicos, que

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento, no Palácio do Planalto, DF, nesta segunda-feira, 10, a respeito da greve federal dos professores e servidores técnicos, que já chega a cerca de 60 dias. 

Em seu discurso, Lula criticou o movimento grevista e considerou não haver razão para a greve durar tanto tempo.

“Eu acho que, nesse caso da Educação, se vocês analisarem o conjunto da obra, vão perceber que não há muita razão para essa greve durar o que está durando. Quem está perdendo não é o Lula, não é o reitor, quem está perdendo é o Brasil e os estudantes brasileiros. É isso que precisa levar em conta. Não é por 3%, 2% e 4% que a gente fica a vida inteira de greve, vamos ver outros benefícios”, disse o presidente.

Mesmo diante da situação, o governo federal anunciou nesta segunda-feira  R$ 5,5 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) para a criação de dez novos campis, espalhados pelas cinco regiões brasileiras. O investimento também agrega melhorias na infraestrutura de todas as 69 universidades federais.

Além disso, serão repassados recursos para 31 hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do total oito são novos.

No entanto, até o momento nenhuma resposta foi dada sobre o reajuste salarial dos professores e técnicos federais. A expectativa, segundo a Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac), é de que, ainda nesta segunda-feira, possa haver um anúncio de recomposição do orçamento das universidades.

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A ação tem como foco o combate à pecuária ilegal dentro da unidade de conservação federal, criada há 35 anos para garantir o sustento de cerca de 3 mil famílias
A prática de pesca da arraia é algo comum em regiões da Amazônia, e o registro da espécie com esse tamanho surpreendeu os pescadores, por poucas atingirem o tamanho desta
A visita foi registrada e divulgada com autorização da família.
A última parcela do reajuste está programada para 2026, respeitando os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Rubro-Negro está com seis pontos, tendo vencido as duas partidas disputadas na fase de grupos do Mundial de Clubes.
As famílias ainda esperam por esclarecimentos oficiais sobre o que realmente ocorreu dentro da caixa d’água.
Ao todo, 6.545.322 contribuintes receberão R$ 11 bilhões. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.
A operação de recaptura conta com o apoio de equipes da Polícia Militar, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Estado de
Não existem mais publicações para exibir.