Moradores de Porto Walter, em protesto, planejam Bloqueio da BR-364 em Cruzeiro do Sul

O movimento vem ganhando força e apoio de moradores de outras cidades como Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Marechal Thaumaturgo.

No dia 25 de junho, centenas de moradores de Porto Walter saíram às ruas com faixas e cartazes exigindo a liberação da estrada que liga o município isolado do Acre a Cruzeiro do Sul. Desde então, os protestos têm sido frequentes, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para a necessidade urgente de conectar os dois municípios.

O movimento vem ganhando força e apoio de moradores de outras cidades como Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Marechal Thaumaturgo.

Porto Walter enfrenta a escassez de produtos devido à seca do rio, tornando a situação crítica para seus habitantes.Sem uma resposta concreta das autoridades, um grupo de moradores planeja se mobilizar vindo a Cruzeiro do Sul, onde pretendem bloquear a BR-364.

A ação está programada para os dias que antecedem a Expoacre Juruá, que ocorre de 31 de julho a 4 de agosto. “Estamos dispostos a fazer esse sacrifício de ir até Cruzeiro do Sul para protestar. Coragem e disponibilidade nós temos. Limpamos todo o ramal no braço, na marra. E agora vamos mostrar a nossa força fechando a BR-364, pois precisamos de uma resposta urgente. O povo de Porto Walter está sofrendo”, afirmou um dos líderes do movimento.

A situação em Porto Walter destaca a necessidade urgente da pavimentação do ramal para garantir o abastecimento e a qualidade de vida das comunidades isoladas no Acre.

Jurua24horas

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.