MP denuncia jogadores por injúria racial em partida do Acreano Sub-20

A denúncia requer o prosseguimento da ação penal, com a citação dos acusados e demais atos processuais cabíveis.

Foto: reprodução

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, ofereceu denúncia contra dois jogadores de futebol por crime de injúria racial ocorrido durante uma partida válida pelo Campeonato Acreano Sub-20. Os fatos ocorreram no dia 17 de junho, no estádio Antônio Aquino Lopes, em Rio Branco.

Os denunciados teriam, em momentos distintos do jogo, proferido ofensas contra um atleta adversário com base em sua raça e cor da pele. Um deles utilizou expressão de cunho pejorativo, e o outro fez gesto ofensivo com o objetivo de desqualificar a vítima. As condutas foram enquadradas como crime previsto na Lei nº 7.716/89, que trata dos crimes resultantes de preconceito racial.

O MPAC destaca que a prática da injúria racial, embora dirigida a indivíduo, reproduz estigmas e estereótipos direcionados a todo um grupo racializado, razão pela qual se equipara ao crime de racismo, conforme entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na manifestação enviada ao Judiciário, o MPAC ressalta a importância da escuta qualificada das vítimas e a necessidade de adoção do Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para evitar interpretações que minimizem a gravidade dos fatos ou relativizem a experiência da vítima.

Diante da gravidade dos fatos, o Ministério Público deixou de propor acordo de não persecução penal, conforme entendimento firmado pelo STF de que o alcance desse instrumento não deve abranger crimes raciais. A denúncia requer o prosseguimento da ação penal, com a citação dos acusados e demais atos processuais cabíveis.

Fonte: MPAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O prefeito Naudo Ribeiro destacou a importância da parceria com o Estado e agradeceu pela atenção dedicada ao município.
De acordo com o Ministério da Justiça, a Portaria nº 961 é a primeira norma específica acerca dos parâmetros a serem observados quanto ao uso da inteligência artificial no campo
Durante a 8ª edição do Festival do Feijão, realizada neste domingo (29), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e o prefeito Valdélio Furtado inauguraram a nova praça de esportes de Marechal
Com expectativa de 30 mil pessoas por noite, Expoacre Juruá terá regras e segurança reforçada.
Toda a atuação deve ser registrada no Sistema RNC, no próprio dia da aplicação.
Além do lançamento oficial, os participantes visitam o Viveiro da Floresta, onde serão produzidas mudas para a recuperação de 30 hectares de áreas degradadas.
Além do Raça Negra, a programação conta com artistas de renome nacional como Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Isaías Saad, Marcinho Sensação, Eric Land.
Restos mortais de jovem são exumados em área de mata na fronteira do Acre com o Peru.
Não existem mais publicações para exibir.