MP do Acre aprofunda investigação sobre sorteios de casas populares

A investigação segue sob responsabilidade da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, com sede em Rio Branco.

Foto: Pedro Devani/Secom

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) decidiu converter o Procedimento Preparatório nº 06.2024.00000558-5 em Inquérito Civil para aprofundar as investigações sobre a regularidade dos sorteios de unidades habitacionais realizados pelo poder público. O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico da instituição.

A decisão, assinada pela promotora de Justiça Dulce Helena de Freitas Franco, foi publicada no Diário Eletrônico do MPAC e se baseia no fato de que, após mais de 180 dias desde a instauração do procedimento, as diligências ainda não foram concluídas, e os indícios já reunidos apontam a necessidade de continuidade das apurações.

O despacho destaca que o Ministério Público tem competência para instaurar inquérito civil em defesa de interesses coletivos, incluindo os relacionados à ordem urbanística, ao meio ambiente e ao consumidor. A promotora determinou que o sistema de cadastro do MPAC (SAJ/MP) seja atualizado para refletir a nova fase da investigação, mantendo como objeto principal a verificação da legalidade e transparência dos sorteios de moradias populares.

Entre as providências estabelecidas, está a publicação do despacho no Diário Eletrônico do MPAC e o agendamento de uma reunião com o promotor responsável pelo caso, com o objetivo de buscar soluções mais eficazes para a situação. A investigação segue sob responsabilidade da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, com sede em Rio Branco.

Por Ac24horas 

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.