MPF Esclarece Fechamento do “Ramal do Barbary” e Repudia Ameaças Contra Indígenas

Diante da situação, o MPF emitiu uma nota esclarecendo que a decisão de fechamento da estrada foi tomada pela Justiça Federal da 1ª Região, e não pelos indígenas. A ação

Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março de 2025, o Ministério Público Federal (MPF) esteve na Terra Indígena Jaminawa do Igarapé Preto para dialogar com a comunidade sobre a construção irregular do chamado “Ramal do Barbary”, estrada que liga Rodrigues Alves a Porto Walter. Durante a visita, lideranças das cinco aldeias do território relataram ameaças e hostilidades sofridas pelos indígenas após a determinação judicial de bloqueio da via.

Segundo os comunitários, moradores do entorno e de municípios vizinhos atribuem aos indígenas a responsabilidade pelo fechamento do ramal, gerando episódios de agressões verbais e até manifestações de cunho racista, tanto presencialmente quanto por meio de veículos de comunicação.

Diante da situação, o MPF emitiu uma nota esclarecendo que a decisão de fechamento da estrada foi tomada pela Justiça Federal da 1ª Região, e não pelos indígenas. A ação judicial foi movida pelo próprio MPF, em conjunto com o Ministério Público do Estado do Acre, devido a diversas irregularidades cometidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE) e pela Prefeitura de Porto Walter durante a construção da obra.

O órgão enfatizou que as infrações não se limitam às violações dos direitos indígenas, mas também incluem sérios danos ambientais. Dessa forma, mesmo que a comunidade indígena fosse favorável à construção do ramal, o Ministério Público ainda assim atuaria para embargar a obra.

Além disso, o MPF repudiou as ameaças e ataques sofridos pelos indígenas, ressaltando que manifestações racistas e intimidações constituem crimes passíveis de investigação e punição conforme a legislação vigente. O órgão reforçou seu compromisso com a defesa dos direitos violados durante a construção da estrada e assegurou que seguirá trabalhando pelo cumprimento da decisão judicial.

Redação Juruá24horas 

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.