MPF firma acordo com Cruzeiro do Sul para recuperação de área degradada pela extração ilegal de argila

Termo de Ajustamento de Conduta inclui ações de recuperação ambiental e o compromisso de evitar novas infrações em área de relevante interesse ecológico.

O Ministério Público Federal (MPF) firmou um acordo com o município de Cruzeiro do Sul (AC) para a recuperação de uma área degradada pela extração irregular de argila. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prevê medidas para evitar novas infrações ambientais e reparar os danos já causados aos 4,78 hectares, situado na Área de Relevante Interesse Ecológico Japiim Pentecoste, no Acre.

A investigação teve início a partir de fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM), que identificou a extração irregular do recurso mineral em área próxima à Arena Juruá, sem título minerário e sem licenciamento ambiental. De acordo com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), estima-se que foram retirados cerca de 95 mil metros cúbicos de argila do solo.

Com a assinatura do TAC, o município se compromete a não realizar novas extrações sem as devidas autorizações e a apresentar, no prazo de 90 dias, um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), que deverá incluir ações de recomposição da vegetação e monitoramento ambiental. O custo estimado para a regeneração natural da área é de aproximadamente R$ 126 mil.

O compromisso foi firmado pelo procurador da República André Luiz Porreca Ferreira Cunha e pelo procurador-geral do município, Waner Raphael de Queiroz Sanson. O descumprimento das obrigações poderá resultar na conversão da recuperação ambiental em indenização e no ajuizamento de ação civil pública pelo MPF.

A assinatura do acordo encerra o Inquérito Civil nº 1.10.000.000900/2024-31, instaurado para apurar os danos ambientais decorrentes da extração mineral irregular. O MPF continuará acompanhando a implementação das medidas previstas no TAC para garantir a efetiva recuperação da área degradada.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O deputado disse ainda que as visitas tem a finalidade de ouvir as demandas de cada gestor e encaminha-las para os setores responsáveis.
Em outras lutas, talvez eu tivesse cedido à pressão, mas desta vez consegui me manter firme", afirmou Silva, ainda no octógono.
M.F. é apontada como responsável por atrair o jovem para um local onde ele foi torturado e morto

Por Fred Santana   No auge da temporada das queimadas, entre junho e dezembro de 2024, as favelas e comunidades urbanas Conjunto Antônio Jorge, Conjunto João Pedro, Rabo da Cobra e

O evento ocorreu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Branco e marcou a destinação de mais uma emenda de sua autoria, no valor
O plano de fuga aconteceu no bloco 8, cela 23, onde 11 detentos tentavam escapar por um buraco feito na parede da unidade prisional.
Gestão do prefeito Valdelio Furtado impulsiona produção agrícola, segurança alimentar e diversificação de culturas no município
Pela manhã desta sexta-feira (14) outro deslizamento foi registrado em um ponto diferente da cidade.
Não existem mais publicações para exibir.