Nenhum município do Acre atingiu 100% de cobertura vacinal contra Influenza em 2025

Campanhas de mobilização seguem em curso em todo o estado.

Foto: Tony Winston Agência Brasília

A cobertura vacinal contra a influenza no Acre permanece baixa em 2025, segundo dados do Boletim Epidemiológico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) nº 20, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. A maioria dos municípios não alcançou nem metade da população prevista nas campanhas, apesar dos esforços das equipes de saúde para sensibilizar a população sobre a importância da vacinação.

Dos 22 municípios acreanos, apenas dois superaram a marca de 60% de cobertura vacinal: Porto Walter (65,81%) e Jordão (59,52%). A capital, Rio Branco, registra cobertura de 48,96%, a frente de cidades como Cruzeiro do Sul (47,47%) e Sena Madureira (47,93%). Os municípios de Bujari (26,96%) e Porto Acre (27,77%) registram os piores índices do estado.

O cenário preocupa autoridades sanitárias diante do avanço das SRAGs e da circulação de vírus sazonais. A baixa adesão à vacina compromete a proteção coletiva, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação contra a influenza é a principal medida preventiva para evitar internações e mortes por SRAGs, e alerta que a baixa cobertura aumenta o risco de surtos. A recomendação é que a população busque as unidades de saúde e mantenha a carteira vacinal atualizada. Campanhas de mobilização seguem em curso em todo o estado.

Por Contilnet 

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.