OUTUBRO ROSA É TODO DIA: Companhia de Teatro leva espetáculo sobre Câncer de Mama para o Vale do Juruá, Tarauacá e Feijó

Inicia nesta segunda-feira, 1º, a primeira etapa de circulação que levará o espetáculo solo teatral “Carcinoma”, da Cia Visse e Versa, aos municípios de Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves,

Inicia nesta segunda-feira, 1º, a primeira etapa de circulação que levará o espetáculo solo teatral “Carcinoma”, da Cia Visse e Versa, aos municípios de Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó. A proposta artística e emocionalmente impactante leva a experiência pessoal do câncer de mama da atriz e diretora teatral, Claudia Toledo, para as comunidades locais, incluindo escolas, universidade e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A primeira etapa de apresentações acontece, entre os dias 1º e 5 de abril, em Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul. A segunda etapa do projeto acontece entre os dias 07 e 10 de junho, em Tarauacá e Feijó, durante a programação do Festival de Teatro FETAC em Cena, em parceria com a Federação de Teatro do Acre. A entrada é franca ao público geral e a agenda de apresentações também pode ser acompanhada pela página @cia.visseversa, no Instagram. 

Financiado pelo edital Funcultura da Fundação de Cultura Elias Mansour (Fem), o projeto “Circuito Teatral Carcinoma no Vale do Juruá, Tarauacá-Envira” pretende sensibilizar as comunidades, por meio da arte, sobre um tema tão relevante para a sociedade como o câncer de mama, enfatizando sobre como o diálogo da campanha Outubro Rosa deve ser compartilhado no dia a dia.

*”Ver as coisas de um ângulo diferente daquele que se está habituada…”*

Durante o tratamento contra o câncer de mama, Claudia encontrou refúgio nas palavras, e registrou as situações, sensações e relações que permearam esse desafio. Assim nasce a dramaturgia do espetáculo “Carcinoma”, escrita como que em um diário poético, uma obra que surge de forma espontânea e genuína, fruto da experiência real vivida. A criação artística é o instrumento utilizado pela atriz como forma de cura, consciência e necessidade de expor através do teatro, todo um processo vivenciado, trazendo para a cena um assunto de grande importância.

A obra transcende os limites do teatro e busca não apenas conscientizar, mas também inspirar e encorajar aquelas que enfrentam essa realidade, trazendo à tona a importância dos cuidados preventivos e destacando a necessidade de diálogo e apoio em relação ao câncer de mama. Carcinoma é uma obra artística, que mostra que é possível fazer a transversalidade com a saúde colocando o público em estado de êxtase, reflexão social e poética do tema trazido pelo espetáculo. 

“Carcinoma é um testemunho de superação, de transformação, cura, e de amor pela arte, onde a poesia se entrelaça com a realidade, e onde a força da arte nos convida a mergulharmos em nossas próprias emoções, nos conectarmos com a essência da vida, e encontrarmos beleza mesmo nas situações mais difíceis”, relata a atriz Claudia Toledo. 

*Ficha Técnica*

O espetáculo tem atuação, dramaturgia e figurino de Claudia Toledo; direção artística e cenografia de Nonato Tavares; assistência de direção, criação de iluminação, operação de som e produção de Lenine Alencar; criação sonora e direção musical de Diogo Soares; consultoria de figurino e design gráfico de Agatha Lima; efeitos sonoros de Pedro Cruz (Rabeca) e Mestre Matraca (Atabaque); mixagem e masterização de Rislei Moreira; e assistência de produção de Sacha Alencar.

*Confira a programação desta temporada do espetáculo Carcinoma:*

Porto Walter – Dia 01.04.24

9h – Centro Cultural 

Mâncio Lima – Dia 03.04.24 

16h – Escola Antônio do Oliveira Dantas

Rodrigues Alves – Dia 04.04.24

9h – Escola Francisco Braga

Cruzeiro do Sul – Dia 05.04.24

9h – UPA

13h – Escola Craveiro Costa

Tarauacá e Feijó – De 07 a 10.06.24

Festival FETAC em Cena

Foto: Elias Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O acidente resultou apenas em danos materiais tanto ao veículo quanto à estrutura da ponte.
A identidade da vítima ainda não foi divulgada, e as circunstâncias do homicídio permanecem desconhecidas até o momento.
As obras serão executadas pela Prefeitura, com R$ 800 mil de emendas parlamentares destinadas pelo senador.
De acordo com a investigação, a arma utilizada no crime pertencia ao autor. Imagens extraídas do celular dele mostraram uma pistola TS9, calibre 9mm, sendo manuseada em diferentes ocasiões.
Assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida valerá a partir de maio (ano-calendário de 2025).
Candidatos denunciam uma série de irregularidades cometidas pela empresa Nosso Rumo, responsável pela execução do certame.
A ação ocorreu após o motorista do veículo desobedecer a ordem de parada e tentar fugir em alta velocidade por cerca de 20 quilômetros.
O aviso, classificado com grau de severidade laranja, teve início às 9h21 e seguirá válido até as 10h da terça-feira (15).
Não existem mais publicações para exibir.