Parque Nacional da Serra do Divisor está entre as unidades de conservação mais pressionadas, aponta Imazon

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou estudo nesta terça-feira, 8, no qual o Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado em Mâncio Lima, aparece como

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou estudo nesta terça-feira, 8, no qual o Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado em Mâncio Lima, aparece como uma das unidades de conservação federal mais ameaçada e pressionada pelo desmatamento da Amazônia.

O estudo analisa dados de julho a setembro deste ano. A Serra do Divisor aparece em oitavo lugar no ranking de áreas protegidas mais pressionadas, identificadas pelo Imazon.


Foto: Marcos Vicentti

Além da Serra, que nos últimos anos se tornou um importante ponto turístico do estado do Acre, também aparece a Resex Chico Mendes, também do Acre, que lidera o ranking nacional.

Ícone do ativismo pelo uso sustentável da floresta, a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes foi a área protegida mais pressionada pelo desmatamento na Amazônia no terceiro trimestre, entre julho e setembro deste ano. A unidade de conservação federal localizada no Acre liderou um ranking composto em grande maioria pelo Pará: dos 10 territórios protegidos sob maior pressão, sete ficam localizados em solo paraense.

Os dados são do levantamento trimestral “Ameaça e Pressão de Desmatamento em Áreas Protegidas”, publicado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Com uma metodologia que analisa o número de ocorrências de derrubada da floresta, e não a área total desmatada, esse estudo mostra quais territórios protegidos podem vir a ser os mais desmatados. E, consequentemente, os que precisam de ações urgentes para evitar o avanço da destruição.

A pesquisa também diferencia as áreas protegidas que tiveram mais ocorrências de desmatamento dentro dos seus territórios, o que é classificado como pressão, das que tiveram mais ocorrências ao redor, a até 10 km², o que é classificado como ameaça.

No caso do avanço da derrubada sobre os territórios, apesar do Acre ser o segundo menor estado da Amazônia Legal, possui duas áreas protegidas entre as 10 mais pressionadas.

Fotos: Marcos Vicentti
Redação, Juruá24HORAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Desde o ano 2000, a Gol de Placa se tornou referência na formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes no município.
A primeira etapa da obra já foi concluída e está em pleno funcionamento. A segunda etapa também já teve início e segue em execução.
A suspeita é de que as chamas tenham sido causadas por um curto-circuito na parte elétrica do estabelecimento
Criado por Anderson Dutra, professor da zona rural, o projeto já alcança mais de um milhão de visualizações nas redes sociais com vídeos de pescarias, acampamentos e aventuras na Amazônia.
Segundo Delcimar Leite, a implantação do sistema é um passo estratégico para superar os desafios da gestão municipal
A iniciativa faz parte de um investimento do Governo Federal, que destinou R$ 9 milhões para apoiar 858 famílias da reforma agráriaA iniciativa faz parte de um investimento do Governo

A Universidade Federal do Acre (Ufac) divulgou na sexta-feira, 11, o edital de convocação da 3ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, convocando novos candidatos para matrícula nos

Ex-presidente foi internado em Natal após sentir dores abdominais causadas por uma obstrução parcial do intestino
Não existem mais publicações para exibir.