Pescadores artesanais do Juruá lançam APP que trata dos direitos e fortalecimento da cidadania.

Um dia de festa na colônia de pescadores em Cruzeiro do Sul. No 29 de junho é comemorado o Dia do Pescador. A data é uma homenagem a esses trabalhadores

Um dia de festa na colônia de pescadores em Cruzeiro do Sul.  No 29 de junho é comemorado o Dia do Pescador. A data é uma homenagem a esses trabalhadores que exercem a função de forma autônoma, ou em economia familiar.

“Pescadores artesanais fazem parte de uma categoria sofrida. É um trabalho pesado que em muitas vezes não é reconhecido. Mas nós estamos avançando. Estamos com a colônia que foi reformada e está muita linda e a maquinha de gelo já vai ficar pronta”, disse Elinete nascimento, presidente da colônia de pescadores

A data também foi escolhida para o lançamento do aplicativo de celular “Pescando Direito”, uma ferramenta que nasceu após diálogos sobre os direitos dos pescadores artesanais realizados durante a pandemia. O aplicativo busca dar mais segurança aos pescadores na hora de cobrar seus direitos.

“Com esta ferramenta, a comunidade se fortalece como protagonista na efetivação da própria cidadania, se propondo a difundir este conhecimento através de tecnologias acessíveis no capazes de enfrentar a situação de exclusão social e de negação de direitos enfrentadas por muitas comunidades semelhantes em toda a bacia do Juruá”, explicou Karla Dilascio, coordenadora de Instituto Fronteias, colaboradora do projeto.

O aplicativo é o primeiro do Brasil voltado aos direitos dos pescadores artesanais. Para os pescadores a facilidade de acesso à informação dar mais autonomia aos pescadores, facilitando a vida de quem mora em locais mais distantes, já que em muitas vezes, para ter acesso a uma simples informação era preciso percorrer, horas de bardo. Agora toda informação necessária aos pescadores estará disponível na palma da mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As taxas de positividade também colocam Cruzeiro do Sul à frente: 46,6% das amostras testadas deram positivo, enquanto Rio Branco registrou 30,3%.
A expectativa é de que a iniciativa sirva como modelo para soluções sustentáveis em comunidades isoladas da região amazônica.
As obras seguem em ritmo acelerado e têm impacto direto na vida das famílias rurais, garantindo melhores condições de acesso.
A cover afirma que a ação judicial teve como motivação o fato de ela se apresentar como intérprete oficial da artista, que morreu em 2021.
A Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard conduz as investigações e trabalha para identificar os autores do crime.
No vídeo, o casal revela que Lucas envia mensagens para o cantor desde 2019, sempre com muito bom humor e admiração, mas nunca havia recebido resposta.
A oficina inclui oito horas de aula, divididas em dois dias, com encerramento no terceiro.
A decisão judicial reforça o compromisso do Judiciário e do Ministério Público em combater de forma rigorosa os crimes violentos contra a vida no estado.
Não existem mais publicações para exibir.