População de Porto Walter organiza manifestação e abaixo-assinado pela reabertura de estrada até Cruzeiro do Sul.

A seca severa que afeta a região intensifica a necessidade de uma via alternativa para transporte e abastecimento.

O Movimento Pela Integração Porto Walter/Cruzeiro do Sul, formado por moradores de Porto Walter, está organizando uma manifestação para o próximo dia 25 de junho. O ato ocorrerá após o desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade e incluirá um abaixo-assinado que será encaminhado aos órgãos competentes.

Ericson Araújo da Costa, servidor público e um dos organizadores do movimento, explica que a sociedade civil organizada do município enfrenta sérias dificuldades, especialmente em relação à escassez de insumos e problemas de transporte devido à seca do rio Juruá. A estrada que liga Porto Walter a Cruzeiro do Sul está embargada por questões ambientais, o que agrava ainda mais a situação.

“O que estamos reivindicando das autoridades competentes, principalmente do Ministério Público Federal, é que permitam a reabertura do ramal que dá acesso entre Porto Walter e Cruzeiro do Sul. O embargo atual é devido a um alegado crime ambiental, mas consideramos que o impacto é mínimo. A área do ramal inclui propriedades privadas e o trajeto já foi desviado para evitar terras indígenas,” afirma Ericson.

A seca severa que afeta a região intensifica a necessidade de uma via alternativa para transporte e abastecimento. “A previsão é de que a situação piore, por isso estamos mobilizando a população. Após o desfile cívico, faremos uma manifestação e coletaremos assinaturas para um abaixo-assinado. Este documento será enviado ao Ministério Público Federal e outros órgãos competentes, solicitando a realização de um estudo sobre o impacto ambiental da estrada,” explica Araújo.

O movimento tem o apoio do prefeito César Andrade, do deputado federal Zezinho Barbari, de todos os vereadores locais, de grupos organizados e das comunidades indígenas, incluindo a aldeia Arara, no Foz do Nilo. “Estamos pedindo que, ao menos, sejamos ouvidos. A participação de todos é crucial para essa causa,” conclui Ericson.

jurua24horas

Veja também

A celebração atrai também visitantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países, interessados em vivenciar e respeitar a cultura viva dos povos originários da floresta.
Chico precisa de um local onde possa receber amor, atenção e cuidados especiais, algo que nunca teve de forma digna.

O estado do Acre foi contemplado com 110 vagas no Projeto Nós na Rede, iniciativa do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad), do Ministério da Saúde, em

A fase final dos Jogos Escolares 2025 será concluída com o torneio de vôlei de praia, encerrando mais uma edição marcada pela participação ativa das escolas e pelo incentivo ao
O grupo pede que sejam adotadas medidas urgentes para tornar o retorno dos pacientes mais ágil e humanizado, garantindo respeito ao processo de recuperação e à dignidade das pessoas atendidas
O registro foi feito instantes antes dos enfermeiros acionarem o “código azul”, protocolo utilizado em casos de parada cardiorrespiratória.
Os dados mostram que, na Comunidade Santa Luzia, foram mecanizados 43 hectares; no Ramal 3, 49 hectares; e na estrada 307, foram 76 hectares.
A orientação é que os banhistas levem protetor solar, chapéu ou boné e bastante água para enfrentar o calor com segurança. A noite promete ser mais amena, com temperaturas mais
Não existem mais publicações para exibir.