Prefeito de Marechal Thaumaturgo busca tecnologia sustentável para gestão de resíduos

Valdelio Furtado visita usina em Santa Catarina e destaca benefícios para o município.

Na última segunda-feira (17), o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdelio Furtado, esteve em São Bento do Sul (SC) cumprindo agenda oficial ao lado de outros gestores municipais que integram o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CINRESO). O objetivo da visita foi conhecer de perto a Usina de Termoplástico, uma estrutura inovadora que transforma resíduos sólidos em materiais reutilizáveis, como tijolos, blocos e meios-fios.  

A tecnologia observada no município catarinense alia inovação e sustentabilidade, oferecendo uma alternativa eficiente para a destinação de resíduos. Segundo o prefeito, a implementação desse modelo em Marechal Thaumaturgo representaria uma mudança significativa na gestão de lixo da cidade.  

“Levar essa tecnologia para Marechal Thaumaturgo é um passo fundamental que irá transformar por completo a forma como lidamos com o lixo – desde a coleta até o destino final. Com isso, será possível melhorar a remoção dos resíduos, dar um destino sustentável ao lixo, gerar materiais reutilizáveis e, principalmente, garantir que nossa cidade esteja cada vez mais limpa, organizada e ambientalmente responsável”, destacou Furtado.  

A agenda oficial continua nesta terça-feira (18) na cidade de Blumenau (SC), onde a comitiva busca novas experiências e soluções que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável de Marechal Thaumaturgo.  

A visita do prefeito reforça o compromisso da gestão municipal com práticas sustentáveis e tecnologias que promovam benefícios ambientais e sociais. A possível implementação da tecnologia de termoplásticos no município pode representar um avanço significativo na redução de resíduos e na criação de novos materiais para infraestrutura urbana.  

Redação Jurua24horas

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.