Programa de Aquisição de Alimentos: no Acre, 72% dos produtores familiares são mulheres

A retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) trouxe consigo mais oportunidades para as mulheres rurais. No Acre, cerca de 72% dos produtores familiares registrados no programa, em 2023,

A retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) trouxe consigo mais oportunidades para as mulheres rurais. No Acre, cerca de 72% dos produtores familiares registrados no programa, em 2023, eram mulheres, revelando a importância da participação feminina para a segurança alimentar no Brasil.

No ano passado, dos 985 mil produtores familiares do Acre registrados no programa, 709 eram mulheres e 276 eram homens. Os dados são do balanço do PAA, divulgados nesta quarta-feira, 10, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Um ano após a sua recomposição, o PAA alcançou o marco histórico no volume de recursos destinados: a marca de R$ 1 bilhão foi superada. Esse valor foi designado para a aquisição de 163.675 toneladas de alimentos, provenientes de 81.707 agricultores e agricultoras familiares em todo o país.

Uma das mudanças mais significativas foi a inclusão das mulheres entre os grupos prioritários, com a garantia da participação feminina mínima de 50% na execução do programa. Isso impulsionou a presença feminina nas modalidades do programa.

Em todo país, 81 produtores familiares estavam registrados no programa no ano passado, sendo 50.153 mulheres. Segundo o MDS, o aumento foi observado em 23 unidades da Federação e no Distrito Federal. Os cinco estados com o maior número de mulheres fornecedoras foram Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Alagoas e Pará.

O número de mulheres liderando a produção foi menor que o de homens apenas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Por Gazeta do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dois homens foram presos por tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira (9), após uma perseguição na BR-364, entre Rondonópolis e Pedra Preta, no estado de Mato Grosso.
Tribunal de Contas do Estado confirma que não há nenhuma condenação, multa ou irregularidade contra o prefeito de Porto Walter nos últimos cinco anos de gestão.
A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
A vacina é gratuita, segura e indicada para pessoas entre 6 meses e 59 anos de idade.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que, caso seja publicada uma nova portaria, um novo leilão será coordenado pela Aneel e realizado na plataforma online da Câmara de
A cerimônia reforçou o papel da 17ª Brigada e do 61º BIS na proteção da Amazônia e no apoio às comunidades locais.
planeta leva para completar uma rotação em torno de seu próprio eixo — cerca de 86.400 segundos ou 24 horas.
Para arrecadar os recursos, amigos e protetores da causa estão realizando uma rifa solidária.
Não existem mais publicações para exibir.