Projeto da Ufac leva energia limpa e tecnologia com IA para aldeia indígena

A expectativa é de que a iniciativa sirva como modelo para soluções sustentáveis em comunidades isoladas da região amazônica.

A Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a empresa Huawei, deu início à implantação de um sistema inovador de geração de energia elétrica na aldeia indígena Kaxinawá, localizada no seringal Nova Aliança, no alto rio Purus. A iniciativa faz parte do projeto Sisol Kaxinawá e é coordenada pelo professor da instituição, Rárison Roberto Acácio Fortes.

Com duração prevista de um ano, entre abril deste ano e de 2026, o projeto propõe um sistema híbrido de energia elétrica, que combina painéis solares, geradores a diesel e baterias de alta performance. O diferencial da tecnologia está no uso de inteligência artificial (IA) para controlar e otimizar o fornecimento de energia conforme as necessidades da comunidade.

A proposta foi desenvolvida levando em consideração as particularidades geográficas e culturais do território. De acordo com o coordenador, o sistema foi projetado para garantir fornecimento contínuo, mesmo durante períodos de baixa incidência solar. “Além de melhorar significativamente a qualidade de vida da comunidade, possibilitando avanços em saúde, educação e produção agrícola, o projeto gerará conhecimento científico de ponta e poderá ser replicado em outras comunidades isoladas da Amazônia”, afirmou.

A tecnologia de IA integrada ao sistema será capaz de prever falhas, adaptar-se ao clima local e reduzir o uso de diesel, promovendo uma matriz energética mais limpa. O projeto também prevê uma interface em português e na língua kaxinawá, promovendo inclusão digital e autonomia para que os próprios moradores operem o sistema.

A expectativa é de que a iniciativa sirva como modelo para soluções sustentáveis em comunidades isoladas da região amazônica, promovendo desenvolvimento com respeito à diversidade cultural e ambiental.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Maus-tratos a animais são crime previsto em lei e podem resultar em prisão e multa.
As autoridades devem apurar as circunstâncias do incidente nas próximas horas.
A mãe de Marília Mendonça, Dona Ruth, está sendo alvo de críticas após acusações de que teria exigido metade do seguro destinado às vítimas do acidente aéreo que matou a
Orçamento para 2026, que deve ser apreciado em dezembro deste ano.
Em um dia de reversão de expectativas no mercado financeiro, o dólar fechou acima de R$ 5,50 pela primeira vez desde o fim de junho. A bolsa de valores caiu
Um dos fenômenos celestes mais aguardados do ano está prestes a acontecer. Nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, o céu será palco da Lua do Veado, a superlua de
Estamos aflitos. Como mãe, é uma dor que retoma desde o primeiro momento. Espero que no julgamento seja feita justiça.
O governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), anunciou a retomada das cirurgias de implante de prótese peniana semirrígida pelo Sistema Único de
Não existem mais publicações para exibir.