Puxada pelo cinema e energia elétrica, inflação de junho em Rio Branco lidera alta no país

Segundo o economista, o Índice de Difusão Inflacionária (IDI), que mede a proporção de itens com aumento de preços, caiu em junho, indicando uma redução na disseminação dos reajustes.

Rio Branco registrou a maior inflação entre todas as capitais brasileiras em junho de 2025. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na última quinta-feira, 10, pelo IBGE, a capital acreana teve variação mensal de 0,64%, a maior do país no período.

A análise dos números, feita pelo economista e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Rublicleis Gomes, aponta dois principais vilões da alta; cinema e energia elétrica.

Conforme os dados, os ingressos de cinema apresentaram um reajuste de 77,22%, enquanto a energia elétrica teve impacto direto no bolso dos consumidores. Juntos, os dois itens responderam por quase toda a inflação do mês, o cinema com um impacto de 0,238 ponto percentual e a energia com 0,231 p.p. Sem eles, a inflação local teria ficado em 0,17%.

Além desses, produtos como limão (12,04%) e mamão (11,63%) também tiveram altas expressivas, embora com menor peso no índice.

Segundo o economista, o Índice de Difusão Inflacionária (IDI), que mede a proporção de itens com aumento de preços, caiu em junho, indicando uma redução na disseminação dos reajustes. Apesar disso, o núcleo da inflação, que desconsidera variações pontuais e sazonais, manteve-se em nível elevado, sinalizando que a pressão inflacionária continua, ainda que de forma moderada.

Para Rublicleis Gomes, “o desempenho do IPCA de Rio Branco no mês de junho reflete fatores locais e preços regulados, a exemplo dos aumentos de cinema e energia elétrica, mas mostra também, por meio do IDI e do núcleo de inflação, uma pressão inflacionária disseminada, persistente, porém leve”.

Por Ac24horas 

Veja também

Rio Branco teve o maior número de ocorrências, com 48, seguido por Sena Madureira (16) e Cruzeiro do Sul (13).

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, participou na manhã desta segunda-feira (14) da entrega de novos fardamentos para a Guarda Mirim da Polícia Militar do

Segundo relatos, o fenômeno começou a ser observado ainda na madrugada, quando pescadores notaram o comportamento anormal dos peixes e o forte mau cheiro vindo do rio.
O custo e a consequente economia de R$ 9 milhões levam em conta as verificações periódicas anuais e as decorrentes de manutenção ou atualização de tarifa.
Em 73 anos de história, já realizou mais de quatro mil demonstrações no Brasil e em outros países.
O indivíduo foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia Geral de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.
A Polícia Civil segue firme no enfrentamento ao tráfico de drogas, reafirmando seu compromisso com a segurança da população e a repressão qualificada às organizações criminosas na região.
Tatiana lembra que, além dos desafios médicos, a família ficou muito abalada com o que chamou de “peso das crenças antigas”, que diziam que crianças que nascem com dentes “não
Não existem mais publicações para exibir.