Permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Juruá o jovem de 23 anos que sofreu um mal súbito durante o banho de sol no presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. O caso ocorreu na última segunda-feira (20), no Bloco 8 da unidade prisional. De acordo com a direção do presídio, o detento teve uma convulsão e precisou ser reanimado com massagem cardíaca no local pelos policiais penais de plantão.
Segundo familiares, o preso é paciente cardíaco desde os 14 anos, quando foi submetido a uma cirurgia para implantação de válvula, em decorrência de sequelas causadas pela febre reumática. Desde então, vinha sendo acompanhado por uma clínica especializada, mas teve o tratamento interrompido após ser preso. A família afirma que o presídio não tem estrutura para manter o acompanhamento necessário ao quadro clínico do jovem.
“Ele passou dois anos sem conseguir fazer o tratamento. Marcaram um exame, mas não conseguiram levá-lo no dia. Como um paciente nessa condição pode seguir um tratamento regular dentro do presídio?”, questiona um familiar.
O jovem havia retomado o tratamento há cerca de dois meses, chegando a realizar novos exames, que apresentaram alterações. Ainda conforme os relatos, ele estava tomando medicação e se preparava para repetir os exames, quando foi novamente detido.
Atualmente, o reeducando permanece entubado e em ventilação mecânica, com quadro hemodinamicamente instável. Apesar de apresentar melhora nos episódios febris, ainda mantém taquicardia e a equipe médica realiza tentativas diárias de extubação.
Familiares também afirmam que estão enfrentando restrições para visitar o preso no hospital. “Conseguimos ver ele apenas uma vez. Disseram que só poderemos vê-lo de novo em 15 dias. Estamos indo ao Ministério Público para denunciar essa situação”, declarou a mesma fonte.
Jurua24horas