Safra de Castanha-da-Amazônia Sofre Queda Histórica: Cientistas Propõem Medidas de Adaptação

Especialistas da Embrapa atribuem essa queda à seca extrema e ao aumento das temperaturas, agravados pelo fenômeno El Niño, que afetaram a floração e a formação dos frutos das castanheiras.

Castanha-da-amazônia. Foto: Vítor Alberto de Matos Pereira

A produção de castanha-da-amazônia (também conhecida como castanha-do-brasil ou castanha-do-pará) enfrenta uma significativa redução na safra 2024/2025, impactando diretamente a economia de comunidades extrativistas na região amazônica. Especialistas da Embrapa atribuem essa queda à seca extrema e ao aumento das temperaturas, agravados pelo fenômeno El Niño, que afetaram a floração e a formação dos frutos das castanheiras.

A Amazônia enfrentou um dos períodos de seca mais intensos dos últimos 40 anos, com destaque para o prolongado fenômeno El Niño que ocorreu entre agosto de 2023 e maio de 2024. A combinação de baixa nebulosidade, radiação solar intensa e queimadas prolongadas elevou as temperaturas e reduziu significativamente a umidade do solo. Como consequência, a floração e a formação dos frutos da castanheira foram comprometidas, resultando na quebra da safra atual.

Para enfrentar esses desafios, pesquisadores recomendam medidas de adaptação, incluindo o manejo adequado e a renovação dos castanhais, uma vez que árvores mais jovens são mais resilientes. Além disso, sugerem a criação de um seguro-extrativismo para mitigar impactos econômicos e proteger os produtores.

Apesar do atual declínio, pesquisadores da Embrapa preveem uma possível superprodução na safra 2025/2026, um fenômeno já observado após a crise de 2017. Esse aumento na produção ocorre porque as castanheiras tendem a compensar os períodos de baixa produtividade com maior frutificação nos anos seguintes, aliado aos efeitos climáticos do fenômeno La Niña.

A situação atual destaca a importância de políticas públicas e ações coordenadas para fortalecer a resiliência da cadeia produtiva da castanha-da-amazônia, essencial para a economia e a cultura das comunidades amazônicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A população também tem a opção de antecipar o pagamento.
Seguindo uma tradição de consumo de pesca nesse período, as edições de feira ocorriam periodicamente durante o feriado, entre os dias 15 e 18 de abril, fomentando a economia local
Os animais encontrados em locais residenciais e espaços públicos foram capturados com a devida cautela
A droga estava escondida em sacos de fibra dentro de um compartimento vazio de três balsas que transportavam petróleo vindo do Peru
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 mm no acumulado do dia.
Apesar do envio de reforço, passageiros criticaram a falta de comunicação e de planejamento para períodos de maior movimento, como os feriados prolongados.
Via Sacra em Cruzeiro do Sul emociona fiéis com fé, reflexão e compromisso com o meio ambiente
A queda deu-se em função na redução dos preços da gasolina, que caiu a 1,32%, e do diesel, que também diminuiu 1,33%, em Rio Branco.
Não existem mais publicações para exibir.