Senadores do Acre votam a favor de PL que muda regras de licenciamento ambiental no Brasil

A proposta, que altera profundamente as regras do licenciamento ambiental no Brasil, tem sido alvo de duras críticas por parte de especialistas e organizações da sociedade civil.

Os três senadores do Acre, Alan Rick (União Brasil), Márcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD), votaram a favor do Projeto de Lei 2.159/2021, aprovado na noite da última quarta-feira (21) pelo Senado Federal. A proposta, que altera profundamente as regras do licenciamento ambiental no Brasil, tem sido alvo de duras críticas por parte de especialistas e organizações da sociedade civil.

O texto aprovado prevê uma série de flexibilizações, como a ampliação de procedimentos autodeclaratórios, dispensa de licenciamento para determinados empreendimentos e renovações automáticas de licenças ambientais. Além disso, transfere a estados e municípios a autonomia para definir quais atividades exigem ou não licenciamento, sem necessidade de seguir diretrizes nacionais.

Ambientalistas alertam que as mudanças colocam em risco áreas sensíveis, como terras indígenas, comunidades quilombolas e unidades de conservação. Também apontam que as alterações podem fragilizar a fiscalização e o controle de danos ambientais, abrindo espaço para impactos socioambientais irreversíveis.

Relatado pelos senadores Tereza Cristina (PP-MS) e Confúcio Moura (MDB-RO), o projeto é considerado por organizações ambientais como o mais abrangente retrocesso ambiental em décadas. O texto vem sendo chamado de “a boiada das boiadas”, expressão que remete à fala do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que sugeriu durante a pandemia “passar a boiada” de medidas infralegais enquanto a atenção pública estava voltada à crise sanitária.

Com a aprovação no Senado, o projeto segue agora para sanção presidencial.

Por Contilnet 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Para acessar os recursos, é necessário que o município tenha obtido o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Segundo a ministra, o governo federal está atuando intensamente para barrar o avanço do projeto na Câmara dos Deputados.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reafirmou a importância do estado para a política ambiental do país e compartilhou reflexões sobre sua trajetória e as
No Sul, a expectativa é de mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir de quinta-feira (29/5), quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas dos
Os interessados devem se inscrever online no site da banca examinadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A justificativa não foi divulgada oficialmente, mas o motivo por trás da decisão parece ser político
O evento, que reuniu representantes nacionais e internacionais para discutir políticas ambientais voltadas às florestas tropicais, foi momentaneamente interrompido por manifestantes ligados a movimentos sociais e ambientalistas.
Após esconder as peças no bolso, o homem deixa o local tranquilamente.
Não existem mais publicações para exibir.