Setor de serviços recua 11,5% no Acre, uma das maiores quedas no país

No acumulado dos últimos 12 meses, a retração do volume de serviços no Acre foi de 2,1%.

O volume de serviços no Acre apresentou uma queda significativa de 11,5% em janeiro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nessa quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse resultado coloca o estado entre os que registraram o maior recuo no setor no início do ano, ficando atrás apenas de Mato Grosso, com -25,8%; e de Rondônia, com 15,6%.

No acumulado dos últimos 12 meses, a retração do volume de serviços no Acre foi de 2,1%. Quando comparado com o mês anterior, dezembro, a queda é de 8,6%.

Já a receita nominal do setor também teve redução expressiva no Acre, com uma queda de 6,2% no mês e no acumulado do ano. Em 12 meses, no entanto, a receita ainda registra um crescimento de 1,2%.

O desempenho do Acre acompanha uma tendência nacional de desaceleração do setor no mês de janeiro.

No Brasil, houve uma variação negativa de 0,2% na comparação com dezembro de 2024, puxada principalmente pela queda nos serviços de transporte, que recuaram 1,8%. Os serviços prestados às famílias e os profissionais, administrativos e complementares também tiveram desempenho negativo, com retrações de 2,4% e 0,5%, respectivamente.

A pesquisa do IBGE apontou que 17 das 27 unidades da federação registraram queda no volume de serviços no primeiro mês do ano.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os signatários incluem parlamentares do Partido Liberal, União Brasil, Partido Progressistas, Republicanos, entre outros. Inclusive, grande parte dos apoiadores pertencem a siglas que compõem a base do governo no Congresso
A decisão da Corte foi tomada durante o julgamento de um recurso apresentado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, uma das entidades que acionaram o Supremo para garantir a revisão.
A decisão de Moraes foi motivada por um pedido de visita feito pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e contou com o consentimento do general.
Os números sorteados foram os seguintes: 05 – 06 – 17 – 37 – 43 – 54.
O anúncio foi feito pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann, após a reunião entre Lula e Pedro Lucas.
A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
Não existem mais publicações para exibir.