Setor de serviços recua 11,5% no Acre, uma das maiores quedas no país

No acumulado dos últimos 12 meses, a retração do volume de serviços no Acre foi de 2,1%.

O volume de serviços no Acre apresentou uma queda significativa de 11,5% em janeiro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nessa quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse resultado coloca o estado entre os que registraram o maior recuo no setor no início do ano, ficando atrás apenas de Mato Grosso, com -25,8%; e de Rondônia, com 15,6%.

No acumulado dos últimos 12 meses, a retração do volume de serviços no Acre foi de 2,1%. Quando comparado com o mês anterior, dezembro, a queda é de 8,6%.

Já a receita nominal do setor também teve redução expressiva no Acre, com uma queda de 6,2% no mês e no acumulado do ano. Em 12 meses, no entanto, a receita ainda registra um crescimento de 1,2%.

O desempenho do Acre acompanha uma tendência nacional de desaceleração do setor no mês de janeiro.

No Brasil, houve uma variação negativa de 0,2% na comparação com dezembro de 2024, puxada principalmente pela queda nos serviços de transporte, que recuaram 1,8%. Os serviços prestados às famílias e os profissionais, administrativos e complementares também tiveram desempenho negativo, com retrações de 2,4% e 0,5%, respectivamente.

A pesquisa do IBGE apontou que 17 das 27 unidades da federação registraram queda no volume de serviços no primeiro mês do ano.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Tribunal de Contas do Estado confirma que não há nenhuma condenação, multa ou irregularidade contra o prefeito de Porto Walter nos últimos cinco anos de gestão.
A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
A vacina é gratuita, segura e indicada para pessoas entre 6 meses e 59 anos de idade.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que, caso seja publicada uma nova portaria, um novo leilão será coordenado pela Aneel e realizado na plataforma online da Câmara de
A cerimônia reforçou o papel da 17ª Brigada e do 61º BIS na proteção da Amazônia e no apoio às comunidades locais.
planeta leva para completar uma rotação em torno de seu próprio eixo — cerca de 86.400 segundos ou 24 horas.
Para arrecadar os recursos, amigos e protetores da causa estão realizando uma rifa solidária.
Não existem mais publicações para exibir.