Startup Aeroriver e ITA desenvolvem veículo Inovador para transporte na Amazônia

O Volitan, que possui 18 metros de comprimento, é capaz de percorrer até 450 quilômetros sem precisar reabastecer, mantendo-se entre 5 e 10 metros acima da superfície da água e

A startup Aeroriver, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), está desenvolvendo um projeto revolucionário chamado Volitan, um veículo projetado para voar sobre os rios da Amazônia. Com um financiamento de aproximadamente R$ 10 milhões aprovado pela Finep, o projeto busca transformar o transporte de cargas e pessoas na região amazônica, oferecendo uma solução inovadora para os desafios logísticos e ambientais.

O Volitan, que possui 18 metros de comprimento, é capaz de percorrer até 450 quilômetros sem precisar reabastecer, mantendo-se entre 5 e 10 metros acima da superfície da água e atingindo velocidades de até 150 km/h. Além disso, o veículo se destaca por emitir menos CO2 em comparação a outras embarcações e aeronaves movidas a diesel, contribuindo para a preservação ambiental.

Lucas Guimarães, engenheiro aeronáutico e sócio da Aeroriver, explicou que o principal objetivo do Volitan é enfrentar os desafios logísticos da Amazônia, onde a construção de estradas é cara e prejudicial ao meio ambiente. “Nosso objetivo maior é mesmo resolver problemas logísticos na região Amazônica. Este veículo representa uma solução inovadora, superando as limitações de velocidade dos barcos tradicionais e minimizando o impacto ambiental”, afirmou.

O Volitan será o primeiro veículo de efeito solo adaptado para o território amazônico, com capacidade para transportar até 10 passageiros ou uma tonelada de carga. O veículo é especialmente útil para o transporte de itens essenciais, como alimentos e medicamentos, para as comunidades ribeirinhas, que muitas vezes têm acesso limitado a esses recursos.

Atualmente, o foco da equipe está no desenvolvimento estrutural do Volitan, incluindo revisões aerodinâmicas e planejamento da industrialização. A expectativa é que essa inovação traga grandes benefícios para a Amazônia, tanto na melhoria da logística quanto na preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Atualmente morando em Itajaí, Santa Catarina, com a mãe e o irmão, Stephane faz parte da Jordan Dance School, grupo com o qual conquistou a classificação para o campeonato
Desde o ano 2000, a Gol de Placa se tornou referência na formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes no município.
A primeira etapa da obra já foi concluída e está em pleno funcionamento. A segunda etapa também já teve início e segue em execução.
A suspeita é de que as chamas tenham sido causadas por um curto-circuito na parte elétrica do estabelecimento
Criado por Anderson Dutra, professor da zona rural, o projeto já alcança mais de um milhão de visualizações nas redes sociais com vídeos de pescarias, acampamentos e aventuras na Amazônia.
Segundo Delcimar Leite, a implantação do sistema é um passo estratégico para superar os desafios da gestão municipal
A iniciativa faz parte de um investimento do Governo Federal, que destinou R$ 9 milhões para apoiar 858 famílias da reforma agráriaA iniciativa faz parte de um investimento do Governo

A Universidade Federal do Acre (Ufac) divulgou na sexta-feira, 11, o edital de convocação da 3ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, convocando novos candidatos para matrícula nos

Não existem mais publicações para exibir.