Startup Aeroriver e ITA desenvolvem veículo Inovador para transporte na Amazônia

O Volitan, que possui 18 metros de comprimento, é capaz de percorrer até 450 quilômetros sem precisar reabastecer, mantendo-se entre 5 e 10 metros acima da superfície da água e

A startup Aeroriver, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), está desenvolvendo um projeto revolucionário chamado Volitan, um veículo projetado para voar sobre os rios da Amazônia. Com um financiamento de aproximadamente R$ 10 milhões aprovado pela Finep, o projeto busca transformar o transporte de cargas e pessoas na região amazônica, oferecendo uma solução inovadora para os desafios logísticos e ambientais.

O Volitan, que possui 18 metros de comprimento, é capaz de percorrer até 450 quilômetros sem precisar reabastecer, mantendo-se entre 5 e 10 metros acima da superfície da água e atingindo velocidades de até 150 km/h. Além disso, o veículo se destaca por emitir menos CO2 em comparação a outras embarcações e aeronaves movidas a diesel, contribuindo para a preservação ambiental.

Lucas Guimarães, engenheiro aeronáutico e sócio da Aeroriver, explicou que o principal objetivo do Volitan é enfrentar os desafios logísticos da Amazônia, onde a construção de estradas é cara e prejudicial ao meio ambiente. “Nosso objetivo maior é mesmo resolver problemas logísticos na região Amazônica. Este veículo representa uma solução inovadora, superando as limitações de velocidade dos barcos tradicionais e minimizando o impacto ambiental”, afirmou.

O Volitan será o primeiro veículo de efeito solo adaptado para o território amazônico, com capacidade para transportar até 10 passageiros ou uma tonelada de carga. O veículo é especialmente útil para o transporte de itens essenciais, como alimentos e medicamentos, para as comunidades ribeirinhas, que muitas vezes têm acesso limitado a esses recursos.

Atualmente, o foco da equipe está no desenvolvimento estrutural do Volitan, incluindo revisões aerodinâmicas e planejamento da industrialização. A expectativa é que essa inovação traga grandes benefícios para a Amazônia, tanto na melhoria da logística quanto na preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Tribunal de Contas do Estado confirma que não há nenhuma condenação, multa ou irregularidade contra o prefeito de Porto Walter nos últimos cinco anos de gestão.
A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
A vacina é gratuita, segura e indicada para pessoas entre 6 meses e 59 anos de idade.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que, caso seja publicada uma nova portaria, um novo leilão será coordenado pela Aneel e realizado na plataforma online da Câmara de
A cerimônia reforçou o papel da 17ª Brigada e do 61º BIS na proteção da Amazônia e no apoio às comunidades locais.
planeta leva para completar uma rotação em torno de seu próprio eixo — cerca de 86.400 segundos ou 24 horas.
Para arrecadar os recursos, amigos e protetores da causa estão realizando uma rifa solidária.
Não existem mais publicações para exibir.