Os moradores do Ramal dos Paulinos, na zona rural de Cruzeiro do Sul, estão enfrentando sérias dificuldades devido ao péssimo estado da estrada que dá acesso à comunidade. A situação, agravada pelo tráfego intenso de caminhões que transportam soja de propriedades locais, tem impedido a passagem de ônibus escolares, deixando crianças sem aulas e famílias em alerta.
De acordo com Raquel Silva Martins, moradora da comunidade, o transporte escolar está praticamente impossibilitado de circular devido aos danos causados pelo excesso de veículos pesados. “Antes, o ônibus entrava normalmente, mas agora o ramal está destruído. Até a nossa ponte quebrou, e ninguém conserta”, desabafa.
Ela relata que o problema começou com o aumento do transporte de soja na região. “Eles tiram o produto daqui e vão embora, mas nós é que ficamos com o prejuízo. Nossos filhos estão perdendo aula porque o ônibus não consegue mais passar”, completa.
Com a estrada intrafegável, muitas crianças têm faltado às aulas na escola de São Pedro, localizada a uma distância considerável do Ramal dos Paulinos. Raquel teme que as constantes ausências prejudiquem o aprendizado do filho e de outras crianças da comunidade.
“É muito longe ir a pé, e não temos outra opção de transporte. Queremos que as autoridades olhem por nós e resolvam isso, porque do jeito que está, nossos filhos não vão conseguir estudar”, afirma.
“Precisamos que alguém nos escute. Ou consertam a estrada e a ponte, ou nossas crianças vão continuar sofrendo”, diz Raquel. A comunidade aguarda uma resposta do poder público para que o acesso à educação seja restabelecido e os danos à via sejam reparados.
Jurua24horas