Turista chilena denuncia líder indígena por estupro em aldeia no Acre: o que se sabe sobre o caso

O relato da turista chilena Loreto Belen, que acusa o líder indígena acreano Isaka Ruy Huni Kuî de estupro, feito em uma rede social, tem causado comoção no Acre.

O relato da turista chilena Loreto Belen, que acusa o líder indígena acreano Isaka Ruy Huni Kuî de estupro, feito em uma rede social, tem causado comoção no Acre. Na denúncia, ela conta que sofreu pelo menos três tipos de abuso sexual durante a estadia na Aldeia São Francisco, em Feijó, no interior do Acre, entre maio e junho.

Isaka teve a prisão preventiva decretada e está foragido. Ele nega o crime. A defesa do líder indígena entrou com um pedido de revogação da prisão preventiva.

O advogado Jeison Farias confirmou a informação ao g1 e disse que o pedido está fundamentado na ausência de riscos oferecidos pelo suspeito.

A reportagem tenta contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) desde a última quarta-feira (2) e não obtém retorno.

g1

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.