Dificuldades em Porto Walter se agravam com seca do Rio Juruá e tendem a piorar

Temos que consumir alimentos estragados porque não temos acesso a uma estrada adequada. Onde estão nossos direitos garantidos pela Constituição? Cadê o Estado Democrático de Direito que tanto pregam?”

A cidade de Porto Walter, na região do Alto Rio Juruá, está passando por uma crise severa devido à seca extrema do rio Juruá. José Francisco Gonçalves Pinheiro, que trabalha com açougue e frios, descreve a situação como uma das piores que já vivenciou. A viagem de barco, que antes levava cerca de 9 horas, agora pode levar até 5 dias, devido aos constantes encalhamentos. Ele afirma que a situação tende a piorar ja que ainda estarmos no início do verão amazônico.

“Os produtos já começaram a faltar em Porto Walter”, relata José Francisco. “Na última semana, tivemos muitas dificuldades, passando dois dias encalhados em um trecho do rio. Atualmente, há cerca de seis barcos encalhados, e nós também ficamos dois dias em um canto só. Os donos de embarcações estão cobrando mais pelo transporte, o que complica ainda mais a situação. Os produtos chegam estragados, e isso torna muito difícil para nós, que trabalhamos com comércio de alimentos.”

A situação não afeta apenas os comerciantes. Outro morador, preocupado com a crise, apelou ao poder público: “As pessoas podem até dizer que antes também passávamos dificuldades, mas o rio nunca secou tanto assim. Esses são impactos ambientais que estão tornando nossa vida insustentável. E isso acontece no Brasil inteiro, várias cidades estão sofrendo, não apenas no Acre, mas também no Amazonas.”

A comunidade clama por uma solução urgente. “Hoje, os barcos não chegam mais a Porto Walter com os produtos frescos. Temos que consumir alimentos estragados porque não temos acesso a uma estrada adequada. Onde estão nossos direitos garantidos pela Constituição? Cadê o Estado Democrático de Direito que tanto pregam?”

A situação em Porto Walter evidencia a necessidade de ações urgentes para mitigar os impactos da seca no rio Juruá e garantir o abastecimento adequado de alimentos e outros produtos essenciais para a população local.

Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Com a nova fase dentro das escolas, o Projeto MINA buscará coletar informações sobre o desenvolvimento físico e social das crianças
Petecão agradeceu a rapidez da decisão e ressaltou a importância do reconhecimento para garantir a assistência imediata às comunidades atingidas.
O incidente ocorreu na quarta-feira, 19, e rapidamente viralizou devido à força e ao tamanho do réptil.
De acordo com Gonzaga, a visita serviu para acompanhar de perto as condições que estão sendo oferecidas pela prefeitura às famílias desabrigadas e para levar apoio do Legislativo aos acreanos
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário entre os dias 18 a 31 de março.
Influenciadora contou que o marido mal ver o dinheiro entrar na conta, e já gasta toda a quantia
As propostas devem ser submetidas até 10 de junho.
Caso o candidato não possa comparecer pessoalmente, a matrícula pode ser realizada por um representante, desde que ele apresente uma procuração assinada.
Não existem mais publicações para exibir.