A Prefeitura de Porto Walter, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta Quinta-feira (22), a oferta gratuita de métodos contraceptivos de longa duração, como o DIU (Dispositivo Intrauterino) e o Implanon (implante subdérmico). A ação faz parte da política de fortalecimento do planejamento familiar e de promoção da saúde da mulher no município.
A implantação do Implanon começou por meio do projeto “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois”, que tem como objetivo principal orientar e oferecer proteção às adolescentes, contribuindo para a redução da gravidez precoce e garantindo que elas possam priorizar seus estudos, projetos de vida e desenvolvimento pessoal.
“Nosso objetivo é oferecer às mulheres de Porto Walter, especialmente às adolescentes, acesso a métodos seguros e eficazes, contribuindo para a redução de gestações não planejadas e para o fortalecimento dos direitos reprodutivos”, destacou a secretária de saúde Ana Flávia Melo.


O DIU tem duração média de até 10 anos, enquanto o Implanon, inserido sob a pele do braço, oferece proteção por até 3 anos. Ambos são métodos altamente eficazes, reversíveis e reconhecidos mundialmente pela sua segurança.
As interessadas em utilizar os métodos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para agendar uma consulta. Na ocasião, receberão informações detalhadas sobre cada método, avaliação médica e, caso estejam aptas, poderão realizar a inserção de forma gratuita.
Por Assessoria