Porto Walter inicia oferta gratuita de DIU e Implanon pelo SUS

Métodos contraceptivos de longa duração já são realidade na rede municipal de saúde de Porto Walter.

A Prefeitura de Porto Walter, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta Quinta-feira (22), a oferta gratuita de métodos contraceptivos de longa duração, como o DIU (Dispositivo Intrauterino) e o Implanon (implante subdérmico). A ação faz parte da política de fortalecimento do planejamento familiar e de promoção da saúde da mulher no município.

A implantação do Implanon começou por meio do projeto “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois”, que tem como objetivo principal orientar e oferecer proteção às adolescentes, contribuindo para a redução da gravidez precoce e garantindo que elas possam priorizar seus estudos, projetos de vida e desenvolvimento pessoal.

“Nosso objetivo é oferecer às mulheres de Porto Walter, especialmente às adolescentes, acesso a métodos seguros e eficazes, contribuindo para a redução de gestações não planejadas e para o fortalecimento dos direitos reprodutivos”, destacou a secretária de saúde Ana Flávia Melo.

O DIU tem duração média de até 10 anos, enquanto o Implanon, inserido sob a pele do braço, oferece proteção por até 3 anos. Ambos são métodos altamente eficazes, reversíveis e reconhecidos mundialmente pela sua segurança.

As interessadas em utilizar os métodos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para agendar uma consulta. Na ocasião, receberão informações detalhadas sobre cada método, avaliação médica e, caso estejam aptas, poderão realizar a inserção de forma gratuita.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Um dos momentos mais esperados da primeira noite foi a escolha da Rainha do Rodeio 2025.
Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Ambos os casos foram categorizados como “ameaça/ataque verbal presencial”.
No pedido, que ainda não tem relator definido, o parlamentar solicita que o STF reconheça o direito das minorias parlamentares e determine à Câmara a criação imediata da CPI.
A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa.
velório teve início às 3h da madrugada desta sexta-feira (23).
Outros ministros do STF, em especial os da Primeira Turma, também podem virar alvo da lei.
O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 667,49.
Não existem mais publicações para exibir.