Rodrigues Alves abre edital para projetos culturais com recursos da Lei Aldir Blanc

As inscrições já estão abertas e seguem até às 12h do dia 29 de maio de 2025.

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Rodrigues Alves, por meio do Departamento Municipal de Cultura, publicou nesta sexta-feira, 23, o Edital de Chamamento Público nº 02/2024 para a seleção de até 18 projetos culturais. A iniciativa é financiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), conforme a Lei nº 14.399/2022, e visa apoiar manifestações culturais locais com investimento total de R$ 84 mil.

O edital é voltado a agentes culturais do município que residam ou atuem em Rodrigues Alves há pelo menos dois anos, podendo se inscrever como pessoa física, microempreendedor individual (MEI), pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, ou ainda como coletivo cultural sem CNPJ, desde que haja um responsável legal indicado.

As inscrições já estão abertas e seguem até às 12h do dia 29 de maio de 2025. Os interessados devem apresentar seus projetos presencialmente na sede do Departamento de Cultura, situada no Parque Municipal, ou de forma digital, pelo site da prefeitura (www.rodriguesalves.ac.gov.br) ou e-mail (pnabrodriguesalves@gmail.com). O valor individual por projeto é de até R$ 5 mil, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

O edital também reserva cotas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e com deficiência, em todas as categorias de apoio, garantindo uma concorrência paralela às vagas de ampla concorrência.

Além da democratização do acesso aos recursos públicos para a cultura, o edital estabelece critérios de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal como requisito para os projetos, exigindo medidas concretas que assegurem a inclusão e participação de pessoas com deficiência.

A seleção dos projetos será feita por uma comissão composta por três pareceristas credenciados e um servidor do Departamento Municipal de Cultura. Os critérios de avaliação levarão em conta relevância cultural, viabilidade técnica, orçamento e impacto social das propostas.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Para acessar os recursos, é necessário que o município tenha obtido o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Segundo a ministra, o governo federal está atuando intensamente para barrar o avanço do projeto na Câmara dos Deputados.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reafirmou a importância do estado para a política ambiental do país e compartilhou reflexões sobre sua trajetória e as
No Sul, a expectativa é de mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir de quinta-feira (29/5), quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas dos
Os interessados devem se inscrever online no site da banca examinadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A justificativa não foi divulgada oficialmente, mas o motivo por trás da decisão parece ser político
O evento, que reuniu representantes nacionais e internacionais para discutir políticas ambientais voltadas às florestas tropicais, foi momentaneamente interrompido por manifestantes ligados a movimentos sociais e ambientalistas.
Após esconder as peças no bolso, o homem deixa o local tranquilamente.
Não existem mais publicações para exibir.