A Serra do Divisor como alternativa econômica ao nosso Acre

A aprovação do Projeto de Lei 4870/24, que cria a Política Nacional de Visitação de Parques Ambientais, abre caminho para o desenvolvimento do ecoturismo no Parque Nacional da Serra do

A aprovação do Projeto de Lei 4870/24, que cria a Política Nacional de Visitação de Parques Ambientais, abre caminho para o desenvolvimento do ecoturismo no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre.

A lei fomenta infraestrutura, capacitação e sustentabilidade, possibilitando a criação de um centro turístico na região.

Integrar a Serra do Divisor à malha aérea de Cusco (Peru) e Manaus (Amazonas) pode atrair turistas internacionais e nacionais, gerando empregos, renda e riqueza por meio de atividades como trilhas, observação de fauna, turismo cultural, gastronomia regional e etnoturismo, garantindo a inclusão de comunidades locais e a preservação ambiental.

Porém, desafios como a infraestrutura limitada e a conectividade aérea, precisam ser superados com investimentos e parcerias.

O Acre pode se tornar um hub de ecoturismo na Amazônia, replicando modelos de sucesso como Bonito-MS, Machu Picchu-Peru, Pedra azul-ES, entre tantos outros exemplos de sucesso.

Importante deixar claro que mudar o panorama turístico do nosso estado não é um tema de fácil solução. Mas, acredito que possamos e devemos criar possibilidades para que deixemos de perder mão de obra para outros estados por falta de perspectiva e esperança.

Marcello Moura é presidente da Câmara de Dirigente Lojistas – CDL e vice-presidente da Acisa

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.