Chuvas elevam nível do Rio Juruá, que chega a 12,91 metros; Defesa Civil monitora

Em dois dias, o nível subiu 55 centímetros — na segunda-feira (7), marcava 12,36 metros.


Foto: Diego Silva/Secom

O nível do Rio Juruá voltou a subir e chegou à marca de 12,91 metros nesta quarta-feira (9), em Cruzeiro do Sul. A cota de transbordo é de 13 metros, o que deixa o rio a menos de 10 centímetros do limite. Em dois dias, o nível subiu 55 centímetros — na segunda-feira (7), marcava 12,36 metros.

Apesar da elevação, a Defesa Civil Municipal afirma que não há motivo para alarme. De acordo com o coordenador do órgão, José Lima, o aumento faz parte de um fenômeno natural chamado repiquete, que costuma ocorrer durante o período de cheia na região.

“Já era esperado que o rio voltasse a subir, não nas mesmas proporções de março, quando atingiu 13,79 metros e o município decretou situação de emergência, mas o monitoramento segue constante”, disse.

Até o momento, não houve necessidade de remoções e apenas uma família permanece em situação de aluguel social. O fornecimento de energia elétrica também segue normalizado. O risco de interrupção só é considerado quando o rio ultrapassa os 13,30 metros, o que ainda não aconteceu.

Equipes da Defesa Civil seguem em campo, realizando vistorias e levantamentos em áreas que podem ser impactadas novamente. O trabalho faz parte do plano de contingência do município.

“Estamos a menos de 10 centímetros da cota de transbordo. Caso as chuvas continuem, o rio pode ultrapassar esse limite nos próximos dias, mas o município está preparado. Nossas equipes estão de prontidão para agir com rapidez”, reforçou o coordenador.

Em caso de necessidade, os contatos disponíveis são o 193 (Corpo de Bombeiros) e o (68) 99965-6237 (Defesa Civil Municipal).

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Na operação, a Polícia Federal apreendeu cartões de benefícios, documentos falsos e R$ 296 mil em dinheiro.
O King Sport Bar está localizado na rua Senira Nogueira, número 175, bairro Vila Ivonete.
A NOURNEWS do Irã divulgou no sábado o nome de 15 oficiais e soldados da defesa aérea que, segundo ela, foram mortos no conflito com Israel.
O evento, promovido pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), foi realizado na quadra coberta da Escola Flodoardo Cabral, localizada no bairro Escola Técnica.
Apenas em pontos isolados do norte da selva peruana há possibilidade de chuva.
O usuário também pode recorrer a sites que geram números aleatórios para jogos.
A incerteza ainda perdurou até meados da sessão do Congresso, quando a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) telefonou para Alcolumbre e tentou tirar os vetos de pauta, sem sucesso.
Questionado sobre a reivindicação, o sindicato disse que era uma pauta geral das associações de aposentados.
Não existem mais publicações para exibir.