Chuvas elevam nível do Rio Juruá, que chega a 12,91 metros; Defesa Civil monitora

Em dois dias, o nível subiu 55 centímetros — na segunda-feira (7), marcava 12,36 metros.


Foto: Diego Silva/Secom

O nível do Rio Juruá voltou a subir e chegou à marca de 12,91 metros nesta quarta-feira (9), em Cruzeiro do Sul. A cota de transbordo é de 13 metros, o que deixa o rio a menos de 10 centímetros do limite. Em dois dias, o nível subiu 55 centímetros — na segunda-feira (7), marcava 12,36 metros.

Apesar da elevação, a Defesa Civil Municipal afirma que não há motivo para alarme. De acordo com o coordenador do órgão, José Lima, o aumento faz parte de um fenômeno natural chamado repiquete, que costuma ocorrer durante o período de cheia na região.

“Já era esperado que o rio voltasse a subir, não nas mesmas proporções de março, quando atingiu 13,79 metros e o município decretou situação de emergência, mas o monitoramento segue constante”, disse.

Até o momento, não houve necessidade de remoções e apenas uma família permanece em situação de aluguel social. O fornecimento de energia elétrica também segue normalizado. O risco de interrupção só é considerado quando o rio ultrapassa os 13,30 metros, o que ainda não aconteceu.

Equipes da Defesa Civil seguem em campo, realizando vistorias e levantamentos em áreas que podem ser impactadas novamente. O trabalho faz parte do plano de contingência do município.

“Estamos a menos de 10 centímetros da cota de transbordo. Caso as chuvas continuem, o rio pode ultrapassar esse limite nos próximos dias, mas o município está preparado. Nossas equipes estão de prontidão para agir com rapidez”, reforçou o coordenador.

Em caso de necessidade, os contatos disponíveis são o 193 (Corpo de Bombeiros) e o (68) 99965-6237 (Defesa Civil Municipal).

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.