Cruzeiro do Sul sediará IV Congresso Internacional sobre Encarceramento Feminino em maio

A programação presencial será encerrada no dia 31 de maio, com a apresentação virtual de trabalhos acadêmicos. O evento é gratuito e aberto ao público

Entre os dias 27 e 30 de maio de 2025, o município de Cruzeiro do Sul (AC) será palco do IV Congresso Internacional sobre Encarceramento Feminino, promovido pelo projeto Elas Existem, que completa quatro anos de atuação no Vale do Juruá. A programação presencial será encerrada no dia 31 de maio, com a apresentação virtual de trabalhos acadêmicos. O evento é gratuito e aberto ao público.

A iniciativa busca ampliar o debate sobre a situação das mulheres no sistema prisional, com foco nas interseções entre gênero, raça, sexualidade e políticas de cuidado. As inscrições para submissão de resumos estão abertas até o dia 16 de maio, e os trabalhos aprovados poderão ser apresentados presencialmente ou de forma remota.

O congresso contará com grupos de trabalho organizados em três eixos temáticos:

  • Educação, cuidado e redução de danos no sistema prisional
  • Gênero, raça e sexualidades no sistema prisional
  • Etnografias negras, metodologias e pesquisa em prisões

O evento reunirá pesquisadores, ativistas, profissionais do sistema de justiça, representantes da sociedade civil e pessoas diretamente impactadas pela realidade carcerária feminina no Brasil e no exterior.

Mais informações, inscrições e envio de resumos estão disponíveis no site: even3.com.br/ivcief

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A iniciativa, que já conta com 259 assinaturas, 223 de deputados federais e 36 de senadores, ainda não consta oficialmente no sistema do Congresso Nacional.
Ancelotti fez questão de reforçar o compromisso com o clube espanhol nesta reta final de trabalho “Tentaremos fazer o nosso melhor, que é vencer esses três jogos da melhor forma
Nessa segunda-feira (12/5), foi anunciado um conjunto de sete medidas para lidar com o prejuízo.
Na mensagem, irão constar os descontos (valores) e os nomes das entidades.
O dia será de céu aberto, com predomínio de sol e poucas nuvens. Não há previsão de chuva.
A Ordem de Serviço da obra, que será executada com recurso de emenda parlamentar do Senador Alan Rick no valor de R$ 480 mil.
No cruzamento das Ruas Djalma Dutra com Espírito Santo, no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul.
Desde o início da campanha de regularização, em 7 de março, apenas 585 cidadãos procuraram a Justiça Eleitoral para resolver suas situações.
Não existem mais publicações para exibir.