Foto: Agência Brasil
Os eleitores dos municípios do Vale do Juruá têm até a próxima segunda-feira, 19 de maio, para regularizar a situação do título eleitoral. O alerta foi feito por Adriana Oliveira, chefe do cartório da 4ª Zona Eleitoral, que abrange cidades como Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o título pode ser cancelado por ausência nos últimos três pleitos eleitorais, considerando cada turno como uma votação separada. Ou seja, quem deixou de votar, por exemplo, na eleição municipal de 2020 e nos dois turnos das eleições gerais de 2022, pode estar em situação irregular.
A regularização pode ser feita presencialmente no cartório eleitoral de Cruzeiro do Sul, localizado na Avenida 25 de Agosto, Bairro Aeroporto Velho, em frente a um posto de gasolina. Para quem tem familiaridade com tecnologia, também é possível realizar o procedimento pelo aplicativo e-Título.
Além disso, está em andamento o recadastramento biométrico, que é obrigatório para todos os eleitores da região que ainda não fizeram o procedimento. Embora o prazo para regularização do título se encerre no dia 19, o cadastro biométrico continuará disponível durante todo o ano.
Adriana reforça a importância do comparecimento ao cartório, principalmente para os eleitores que ainda não realizaram a biometria. “É fundamental que os cidadãos se atentem aos prazos para evitar problemas futuros, como a suspensão de documentos e impedimentos para acessar benefícios sociais e concursos públicos”, destacou.
Redação Juruá24horas