Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul reforça campanha de doação e alerta para falta de sangue

Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.

Foto: Rafael Martins/GOVBA 

Com o objetivo de reforçar o abastecimento do banco de sangue e atender à crescente demanda da região do Juruá, o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul intensificou a campanha de doação neste mês de abril. A unidade está com o estoque abaixo do ideal e reforça a importância de novos doadores, especialmente de sangue do tipo O – , considerado doador universal.

De acordo com o assistente social Jean Carlos Martins, o número de doações está abaixo do necessário para manter o equilíbrio do estoque.

“Nós estamos em um período em que estão acontecendo muitos acidentes e muitas cirurgias estão sendo realizadas aqui em Cruzeiro do Sul e nosso estoque está razoável, porém a demanda está sendo muito grande, afirmou Jean.

O assistente social frisou que o órgão depende do apoio da população da região. “Precisamos que a população venha ao hemonúcleo fazer sua parcela de contribuição no sentido de ajudar o nosso estoque para manter um nível que possa atender a população”, destacou.

Jean comentou que todos os tipos sanguíneos são importantes e necessários, porém os tipos sanguíneos negativos, são os mais raros e é preciso de ainda mais doações. “A gente tem muita dificuldade com os negativos : A-, O-, AB-. O sangue O- é um sangue muito precioso pra nós, porque ele é universal, ele serve a todos os outros, mas todos os tipos sanguíneos são necessários”. 

O assistente social ressalta que doar sangue é um ato simples, mas com um impacto profundo. Em poucos minutos, um gesto silencioso pode se transformar na chance de vida para alguém que espera por uma transfusão. 

“A experiência de se tornar um doador de sangue é única. Aquele gesto que você está fazendo de estender o braço , levantando uma pessoa no hospital, você está fazendo com que aquela pessoa possa voltar pra sua casa, encontrar com os parentes. É muito sublime”, pontuou Jean.

Ajuda

A solidariedade tem sido o principal combustível da campanha. É o caso do estudante Ruan Souza, de 17 anos, que fez sua doação ao lado da mãe. Ele conta que foi incentivado por campanhas e reportagens que viu na televisão. 

“Eu sempre vi nas reportagens e nas redes sociais e me bateu uma curiosidade de vir aqui no hemonúcleo e ver como que era e ter essa experiência, aí chamei minha mãe e minha tia e nós fizemos juntos a triagem e já fizemos a primeira doação” , compartilhou o jovem.

Além de salvar vidas, a doação de sangue oferece benefícios ao próprio doador. O médico Francisco Albino explica que, ao doar, a pessoa passa por exames que podem identificar precocemente possíveis doenças.

“O principal benefício é que aqui você vai ter um atendimento de graça e não vai ser cobrado nada. Você vai fazer uma verdadeira triagem para as doenças infectocontagiosas. Quando você vem e doa depois de 15 dias você pode voltar pra buscar o resultado do exame”, ressalta o médico. 

🚨 O que é preciso para doar sangue?

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal)
  • Pesar mais de 50 kg
  • Estar alimentado e ter dormido ao menos 6 horas
  • Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
  • Apresentar documento oficial com foto

❗ Impedimentos temporários e definitivos

  • Doenças como hepatite, HIV e Doença de Chagas impedem a doação definitivamente
  • Gripes, cirurgias recentes, tatuagens e vacinação exigem prazos variados de espera antes de doar

📍 Onde doar em Cruzeiro do Sul

  • Endereço: Rua Pedro Telles, número 600, Bairro Manoel Terças
  • Funcionamento: De segunda a sexta, das 7h às 13h
  • Telefone: (68) 3322-4318

Por G1 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Precisamos de ajuda para continuar perto dela nesse momento tão difícil”, contou Mizael, emocionado.
De acordo com as investigações, T. S. da Silva já vinha sendo monitorado pela equipe do NEPATRI após uma série de crimes
Apesar dos desafios, a operação seguiu com o apoio de ribeirinhos da comunidade local
Segundo informações de familiares, ele passou mal na noite de sábado, foi levado ao médico, mas acabou não resistindo após sofrer uma parada cardíaca.
A solenidade de inauguração contou com a presença de importantes autoridades do Estado, entre elas, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, que destacou a parceria do governo em fortalecer a
Especialistas da Embrapa atribuem essa queda à seca extrema e ao aumento das temperaturas, agravados pelo fenômeno El Niño, que afetaram a floração e a formação dos frutos das castanheiras.
A Justiça também impôs o pagamento de R$ 50 mil a título de danos morais coletivos por parte de cada réu, ressaltando que mesmo danos de menor extensão podem justificar
Os resultados da pesquisa se mostraram promissores para a criação de um inoculante bacteriano.
Não existem mais publicações para exibir.