Lançamento do documentário “Festivais Regionais: Cultura e Riquezas do Vale do Juruá” acontece nesta segunda-feira, 14 de julho, no Cine Romeu

A produção também destaca o trabalho de produtores culturais, artistas, agricultores e demais personagens que fazem parte dessa rica história.

Na próxima segunda-feira, 14 de julho, às 8h da manhã, será realizado no Cine Romeu, em Cruzeiro do Sul, o lançamento oficial do curta-metragem documentário “Festivais Regionais: Cultura e Riquezas do Vale do Juruá”. A produção é uma realização do designer Anisio Barbosa, com co-produção da jornalista Vanísia Nery, e será exibida especialmente para estudantes do ensino médio, mas também estará aberta ao público geral interessado em conhecer mais sobre a riqueza cultural do interior do Acre.

O documentário é uma verdadeira viagem pelos principais festivais realizados nos municípios da macrorregião do Vale do Juruá, revelando a força da cultura, do turismo e da produção local. A cada ano, entre os meses de maio e setembro, milhares de pessoas se reúnem para celebrar a identidade de cada cidade por meio da festa, da música, da culinária e da economia criativa.

Durante a exibição, o público vai conhecer um pouco mais sobre:

• Festival da Farinha (Cruzeiro do Sul): tradição, sabor e identidade de um dos produtos mais emblemáticos do Acre;

• Festival da Banana (Rodrigues Alves): agricultura e cultura em uma celebração cheia de sabor e alegria;

• Festival do Açaí (Feijó): o melhor açaí do Brasil como protagonista de uma festa que atrai visitantes de todo o país;

• Festival do Abacaxi (Tarauacá): o orgulho de produzir um dos maiores abacaxis do Brasil;

• Festival do Milho (Porto Walter): união da comunidade em torno de um dos alimentos mais presentes na mesa regional;

• Festival do Feijão (Marechal Thaumaturgo): diversidade agrícola e integração cultural;

• Expo Mâncio Lima (Mâncio Lima): vitrine da agricultura e inovação local, antiga festa do coco.

O curta-metragem foi patrocinado pela Fundação Elias Mansour, Governo do Estado do Acre, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio de investimentos que fortalecem a difusão cultural e o audiovisual na Amazônia acreana.

Mais do que festas, os eventos simbolizam o orgulho do povo acreano, a preservação das tradições e o fortalecimento da identidade cultural do Vale do Juruá. A produção também destaca o trabalho de produtores culturais, artistas, agricultores e demais personagens que fazem parte dessa rica história.

📍 Serviço:

Lançamento do documentário “Festivais Regionais: Cultura e Riquezas do Vale do Juruá”

🗓 Segunda-feira, 14 de julho

⏰ 8h da manhã

📍 Local: Cine Romeu – Cruzeiro do Sul

🎟 Aberto ao público

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O período de inscrições deste ano encerrou no dia 13 de junho e as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
Os dados mostram que, na Comunidade Santa Luzia, foram mecanizados 43 hectares; no Ramal 3, 49 hectares; e na estrada 307, foram 76 hectares.
A posse e assinatura do contrato de trabalho estão marcadas para o dia 21 de julho, às 14h, também na sede da SEMEC.
A ocorrência foi registrada na Comunidade do Gama, localizada na zona rural do município.
Com a nova fase da operação, a Polícia Civil também apreendeu celulares que serão analisados para identificar se outros indivíduos participaram direta ou indiretamente do crime.
Um dos focos ocorreu nas proximidades do estádio Arena do Juruá, próximo à cabeceira da pista do aeroporto, e outro na Avenida Copacabana.
A falta de qualquer documento ou a apresentação de informações falsas pode resultar na desclassificação imediata do candidato e eventual responsabilização criminal.
O secretário também alertou que o sarampo é uma doença grave e potencialmente fatal, com risco de causar pneumonia, meningite, cegueira, surdez e até mesmo levar ao óbito.
Não existem mais publicações para exibir.