Mais de 6 mil quelônios são soltos na Amazônia em ação de conservação da biodiversidade da região

A atividade é realizada por meio da transferência de ninhos para chocadeiras artificiais, protegendo os quelônios da predação humana e de fenômenos naturais que podem levar à perda dos ninhos.

Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atuando no Programa Quelônios da Amazônia (PQA), juntamente com a equipe do Projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), promoveu a soltura de mais de 6 mil filhotes das espécies tracajá (Podocnemis unifilis) e tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa). A ação ocorreu durante a última etapa do monitoramento de manejo no município de Careiro Castanho, na Região Metropolitana de Manaus/AM.

A soltura dos animais foi realizada de 12 a 20 de abril, em diversas comunidades. Essas comunidades realizam o manejo de quelônios com autorização do Ibama e são acompanhadas por equipes do PQA e do Pé-de-Pincha, um dos maiores projetos ambientais da Região Norte. A atividade é realizada por meio da transferência de ninhos para chocadeiras artificiais, protegendo os quelônios da predação humana e de fenômenos naturais que podem levar à perda dos ninhos.

É importante destacar que ações semelhantes ocorrem também na região do Alto Rio Juruá, em comunidades assistidas por ONGs como a SOS Amazônia. Essas iniciativas são fundamentais para a conservação dos quelônios amazônicos, uma vez que há uma grande pressão de captura desses animais na região.

Além da importância ecológica, a equipe do Ibama destaca que, nas comunidades, pode-se observar crianças e jovens atuando nas etapas de monitoramento, um efeito positivo do processo educativo. O trabalho realizado pelos comunitários é de extrema importância para a conservação dos quelônios amazônicos.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Precisamos de ajuda para continuar perto dela nesse momento tão difícil”, contou Mizael, emocionado.
De acordo com as investigações, T. S. da Silva já vinha sendo monitorado pela equipe do NEPATRI após uma série de crimes
Apesar dos desafios, a operação seguiu com o apoio de ribeirinhos da comunidade local
Segundo informações de familiares, ele passou mal na noite de sábado, foi levado ao médico, mas acabou não resistindo após sofrer uma parada cardíaca.
A solenidade de inauguração contou com a presença de importantes autoridades do Estado, entre elas, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, que destacou a parceria do governo em fortalecer a
Especialistas da Embrapa atribuem essa queda à seca extrema e ao aumento das temperaturas, agravados pelo fenômeno El Niño, que afetaram a floração e a formação dos frutos das castanheiras.
A Justiça também impôs o pagamento de R$ 50 mil a título de danos morais coletivos por parte de cada réu, ressaltando que mesmo danos de menor extensão podem justificar
Os resultados da pesquisa se mostraram promissores para a criação de um inoculante bacteriano.
Não existem mais publicações para exibir.