Com a chegada da Semana Santa, a cidade de Cruzeiro do Sul já se prepara para uma das tradições mais marcantes do período: a feira do pescado. A partir da próxima segunda-feira, 15 de abril, o mercado municipal e uma tenda montada especialmente para a data começam a receber centenas de consumidores em busca dos peixes mais apreciados para a Semana Santa.
Entre os mais procurados pelos cruzeirenses estão o pial, matrinxã, pacu, surubim, tambaqui e curimatã, espécies que fazem parte da culinária regional e ganham destaque nessa época do ano.
De acordo com Francisco Valdesir Rodrigo dos Santos, presidente da Associação de Vendedores, a expectativa é movimentar o comércio local com a venda de cerca de 20 toneladas de peixe no mercado e mais 7 a 8 toneladas na tenda externa, que funcionará até o dia 18 de abril, véspera da Sexta-Feira Santa.
“A nossa programação está em parceria com a Secretaria de Agricultura, o sindicato, a colônia de pescadores, a Vigilância Sanitária e demais órgãos que estão nos auxiliando para desenvolver esse trabalho agora no período da Semana Santa, que é a tradição da nossa cidade”, destacou o presidente.
Valdesir ainda reforça que a organização da feira tem sido pensada para garantir qualidade e segurança alimentar à população.
“Se Deus quiser, está dando tudo certo. A gente já está com quase tudo pronto. A feira vai abrir no dia 15, então vamos trabalhar de segunda até o dia 18 para atender a população. Com todos os parceiros conosco, acreditamos que vai ser um sucesso”, concluiu.
A feira é aguardada com grande expectativa e representa não apenas um momento de fé e tradição religiosa, mas também um importante aquecimento na economia local, especialmente para pescadores, feirantes e comerciantes da cidade.
Redação Juruá24horas