A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Defesa Civil e com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas- Funai, removeu do bairro Miritizal nesta quarta-feira, 19, doze famílias indígenas da etnia Huni Kuin atingidas pela cheia do Rio Juruá. As 64 pessoas pessoas foram levadas para o abrigo montado na Escola Madre Adelgundes Backer.

O Prefeito Zequinha Lima, fez a articulação com a Funai para auxiliar as famílias, acompanhou a remoção e tranquilizou o grupo quanto à assistência no abrigo.
“Fiz questão de acompanhar de perto, conversar com as famílias. São aproximadamente 40 pessoas, que vieram do Jordão e já moram aqui no Miritizal há quase um ano. Vamos instala-los com segurança no abrigo e dar todo suporte necessário. Já comunicamos a Funai e o Distrito Indígena, e eles estarão junto conosco levando essa ajuda”, disse o prefeito.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Lima, o local foi preparado exclusivamente para receber as famílias, garantindo segurança e dignidade a todos.


O “A gente preparou um abrigo exclusivamente pra eles, na Escola Madre Adelgundes Backer. Pedimos o apoio da Funai porque é uma situação diferente, mas já está tudo dentro dos parâmetros normais. A Funai está acompanhou a retirada, vai ficar sempre fazendo o acompanhamento e o município vai ficar dando todo o apoio necessário lá, com alimentação, com assistência médica, psicológica, tudo aquilo que for necessário”, explicou Lima.
Por Assessoria