Quase 100 pessoas estão em abrigos públicos em Cruzeiro do Sul devido à enchente do Rio Juruá

As pessoas foram retiradas de casa e abrigadas pela prefeitura em duas escolas municipais.

Quase 100 pessoas já estão em abrigos públicos em Cruzeiro do Sul devido à enchente do rio Juruá, que nesta quinta-feira, 20, alcança 13,73 metros. As pessoas foram retiradas de casa e abrigadas pela prefeitura em duas escolas municipais.

Na Escola Madre Adelgundes Becker, no bairro do Miritizal, estão 14 famílias indígenas da etnia Huni Kuin, com um total de 72 pessoas. Na Escola Corazita Negreiros, no bairro da Cobal, são 6 famílias, somando 22 pessoas, com um total de 94 pessoas nas 2 unidades de ensino.

A gestão dos abrigos é feita pela prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania. “Na Escola Corazita Negreiros temos uma criança recém-nascida. Na Madre Adelgundes estamos com essa comunidade indígena acolhida com um cuidado especial, porque têm uma alimentação diferenciada, tem toda uma cultura. Nós estamos contando também com a equipe da Funai que está nos auxiliando no cuidado e na atenção dessas famílias”, conta a secretária Milca Santos, que cita o acompanhamento e atendimento garantidos nos abrigos.

“Essas famílias chegaram, algumas sem documentos, estamos providenciando a documentação delas. Estamos com a equipe técnica com psicólogos, assistentes sociais, os serviços também do Creas para ter certeza que nós não estamos tendo nenhuma situação de violência contra criança ou maus tratos, ou algo parecido. Temos também atividades culturais e pedagógicas e estamos oferecendo alimentação, refeições, café, almoço, janta e também tem uma instituição social que está fazendo lanche, está sendo oferecido lanche às 4 horas da tarde, de forma que nós estamos procurando deixar as famílias da maneira mais confortável. Estamos contando com os serviços de todas as secretarias de Cruzeiro do Sul nesse atendimento a essas famílias que estão em situação de abrigo sob a liderança do prefeito Zequinha Lima”, relata.

Logística e Socorro

As equipes da Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros contam com 26 embarcações e veículos para atuar no monitoramento das áreas e retirada das famílias.

As pessoas que precisarem de assistência podem fazer contato com a Defesa Civil Municipal pelo número (68) 3965-6237, que está disponível 24 horas. O 193 do Corpo de Bombeiros, também pode ser acionado

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pagamentos iniciaram nessa segunda-feira (17) e seguem o final do NIS. Em todo o país, mais de 20 milhões de famílias serão beneficiadas.
Segundo o secretário João Marcos, são servidas diariamente 1.173 refeições para as 484 pessoas acomodadas no abrigo.
A moradora Magna da Silva Feitosa relatou os momentos de tensão que viveu quando uma barreira desmoronou no quintal de sua casa.
Diante da previsão de chuvas intensas e possíveis trovoadas.
A nova norma foi divulgada no Diário Oficial de segunda-feira (17).
A projeção do PLOA é maior que a feita anteriormente pelo governo, que estimava superávit primário de R$ 3,7 bilhões, mais próximo à meta de déficit zero.
O valor já era esperado amplamente e havia sido antecipado pelo governo.
Rádio Nacional transmite o confronto a partir das 21h45 desta quinta
Não existem mais publicações para exibir.