Rio Juruá apresenta primeiros sinais de vazante, diz Corpo de Bombeiros

De acordo com o comandante, a tendência é que o nível do rio continue a baixar em Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, embora Porto Walter ainda esteja em elevação

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Josadac Cavalcante, informou que o nível do Rio Juruá, que permanece estabilizado em 13 metros e 35 centímetros, apresenta agora os primeiros sinais de vazante. Segundo Cavalcante, o monitoramento realizado pela corporação, em parceria com a Defesa Civil Municipal, se estende desde os municípios de Peru, Maréchal Thaumaturgo, Porto Walter e outros na região do Alto Juruá.

“A situação hoje é de estabilização. Ontem, o nível do Rio Juruá já estava nos 13 metros e 36centímetros e, hoje, o nível caiu para 13 metros e 35 centímetros”, afirmou o comandante. Ele ressaltou que o prognóstico para os próximos dias prevê uma quantidade significativa de chuva, entre 10 e 100 milímetros, o que pode influenciar diretamente o nível do rio.

De acordo com o comandante, a tendência é que o nível do rio continue a baixar em Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, embora Porto Walter ainda esteja em elevação devido à água proveniente de Marechal Thaumaturgo. No entanto, o monitoramento dos afluentes maiores, como o Rio Moa, Jurua mirim e Valparaíso, também é de extrema importância, pois a quantidade de água que esses rios carregam pode afetar diretamente o Juruá.

A situação nas cidades vizinhas, como Ipixuna e Irunepe, também é monitorada, pois a quantidade de chuva nessas áreas pode refletir em um aumento do nível do rio em Cruzeiro do Sul. “Se o rio subir em municípios como Ipixuna e Irunepé, a água acaba represando aqui na cidade do Acre”, destacou Cavalcante.

Em relação às famílias atingidas, o comandante informou que 11 bairros de Cruzeiro do Sul estão sendo impactados pelas águas, mas, até o momento, não há famílias removidas. A retirada de famílias só deve ocorrer quando o nível do rio atingir patamares críticos, como aconteceu no ano passado, quando o nível chegou a 13,50 metros e as primeiras famílias solicitaram auxílio para desocupação. O Corpo de Bombeiros permanece em prontidão, preparado para atender qualquer necessidade de resgates ou evacuação, caso necessário.

“Estamos monitorando a situação de perto. Caso o nível do rio continue subindo ou se a situação exigir, estaremos prontos para responder rapidamente e prestar todo o apoio necessário”, finalizou o comandante.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O deputado disse ainda que as visitas tem a finalidade de ouvir as demandas de cada gestor e encaminha-las para os setores responsáveis.
Em outras lutas, talvez eu tivesse cedido à pressão, mas desta vez consegui me manter firme", afirmou Silva, ainda no octógono.
M.F. é apontada como responsável por atrair o jovem para um local onde ele foi torturado e morto

Por Fred Santana   No auge da temporada das queimadas, entre junho e dezembro de 2024, as favelas e comunidades urbanas Conjunto Antônio Jorge, Conjunto João Pedro, Rabo da Cobra e

O evento ocorreu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Branco e marcou a destinação de mais uma emenda de sua autoria, no valor
O plano de fuga aconteceu no bloco 8, cela 23, onde 11 detentos tentavam escapar por um buraco feito na parede da unidade prisional.
Gestão do prefeito Valdelio Furtado impulsiona produção agrícola, segurança alimentar e diversificação de culturas no município
Pela manhã desta sexta-feira (14) outro deslizamento foi registrado em um ponto diferente da cidade.
Não existem mais publicações para exibir.